O cálcio é bem conhecido pela importância na saúde dos ossos e dentes, mas seu papel vai além disso. Ele também é essencial para a função muscular, transmissão nervosa, coagulação sanguínea e regulação do ritmo cardíaco.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Além disso, estudos sugerem que ele pode influenciar o metabolismo, ajudando no emagrecimento e na manutenção de um peso saudável. Isso porque acredita-se que o cálcio atue no processo de queima de gordura, aumentando a oxidação lipídica e a termogênese, que é a produção de calor pelo corpo.

Algumas pesquisas também indicam que a ingestão adequada de cálcio pode ajudar a reduzir o apetite e a ingestão calórica. Isso pode ser benéfico para quem está buscando emagrecer, pois ajuda a controlar a fome e evita excessos alimentares.

A seguir, confira alguns alimentos ricos em cálcio!

Continua depois da publicidade

1. Leite

Fonte tradicional de cálcio, o leite fortalece os ossos e os dentes, ajudando a prevenir a osteoporose e melhorando a saúde óssea. As versões desnatada e semidesnatada podem ser benéficas para pessoas que desejam reduzir a ingestão de gordura saturada, especialmente aquelas com condições de saúde que exigem uma dieta com baixo teor de gordura.

“Em casos de intolerância a leite e derivados, o recomendado é alternar diferentes leites como bebidas à base de soja, leite de amêndoas, de arroz e de quinoa. No entanto, para a adequação de cálcio na alimentação, o importante é adotar o consumo regular de hortaliças (couve, espinafre, rúcula, brócolis – folhas verde-escuras preferencialmente), frutas, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), sementes trituradas (melão, abóbora, girassol), gergelim triturado, tofu, sardinha”, recomenda a nutricionista Eneida Ramos.

2. Queijo

Rico em cálcio, o queijo também é uma boa fonte de proteínas e vitamina B12. Ele promove a saúde dos ossos e dentes, além de contribuir para a saúde muscular. Para quem busca emagrecer, queijos como cottage, ricota e feta são algumas opções com baixo teor de gordura.

Saiba como a alimentação pode te ajudar a controlar o diabetes

3. Iogurte

iogurte é uma fonte de cálcio, proteínas e vitaminas. Além disso, o seu consumo ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, chamadas de probióticas. “Esses micro-organismos contribuem para fortalecer a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas”, esclarece nutricionista Daniela de Araújo Medeiros. 

Continua depois da publicidade

4. Sementes de gergelim

As sementes de gergelim são uma ótima fonte de cálcio e fornecem gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes. Além disso, contribuem para a saúde óssea e cardiovascular.

5. Sardinha

Além de ser rica em cálcio, a sardinha é uma fonte de ômega 3, que é benéfico para a saúde do coração e das articulações. Também é uma boa fonte de proteínas.

Sal e açúcar: conheça os riscos e os benefícios para a saúde

Tofu cortado em tábua de madeira com grãos de soja em volta
Tofu é um alimento rico em cálcio (Imagem: 271 Eak Moto | Shutterstock)

6. Tofu

Feito a partir da soja, o tofu é uma excelente opção para vegetarianos e veganos obterem cálcio. Além disso, é uma boa fonte de proteínas, ferro e magnésio.

7. Amêndoas

Além de serem ricas em cálcio, as amêndoas são uma fonte de gorduras saudáveis, fibras e vitamina E. Contribuem para a saúde dos ossos e do coração. “Elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudáveis”, explica a nutricionista Natália Colombo.

Continua depois da publicidade

12 dicas para melhorar a qualidade de vida

8. Couve

Um vegetal verde-escuro, a couve é uma excelente fonte de cálcio e vitamina K, que desempenha um papel importante na saúde óssea. Também é rica em antioxidantes. Além disso, conforme explica a nutricionista Helouse Odebrecht, os alimentos verde-escuros evitam a fadiga, a anemia e previnem a hipertensão por serem a melhor fonte de magnésio, mineral importante na vascularização.

9. Feijão-branco

Além de ser uma boa fonte de fibras e proteínas vegetais, o feijão-branco também fornece cálcio. Esse alimento ajuda a fortalecer os ossos e a manter a saúde do sistema nervoso.

10. Sementes de chia

Pequenas e poderosas, as sementes de chia são ricas em cálcio, ômega 3, fibras e antioxidantes. Além disso, contribuem para a saúde óssea, digestiva e cardiovascular. “Ela também proporciona mais saciedade, pois, em contato com líquido no interior do estômago, forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento”, explica a nutricionista Roseli Rossi.

Emagreça com saúde

É importante ressaltar que o cálcio, por si só, não é uma solução milagrosa para eliminar peso. É necessário seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física regularmente e ter hábitos de vida saudáveis. No entanto, garantir uma ingestão adequada desse nutriente é fundamental para promover uma saúde óssea e apoiar o processo de emagrecimento.

Continua depois da publicidade

Leia também

Conheça os benefícios do cacau para pele e cabelo

Aveia melhora o funcionamento do corpo e ajuda a eliminar peso

Hipoglicemia e hiperglicemia: entenda as diferenças e saiba como evitá-las

Destaques do NSC Total