Fevereiro chegou e, com ele, a rotina de muitos estudantes volta ao normal. Aulas, estudos, provas, trabalhos e todos aqueles componentes que fazem parte da grade curricular e do dia a dia de quem ainda está na vida acadêmica, seja no ensino regular, técnico ou nos graus superiores. Para muitos, esse retorno pode ser um desafio. Mas, nessas horas, a tecnologia pode ser uma grande parceira, e alguns dispositivos eletrônicos são bons aliados nessa retomada.
Continua depois da publicidade
Antes da lista, é importante reforçar que o uso de celulares e dispositivos eletrônicos que permitem acesso à internet é proibido no Brasil durante as aulas. A medida é válida desde janeiro do ano passado, com a aprovação da Lei 15.100/2025. Os equipamentos que vamos citar servem como aliados para a rotina dos estudantes, servindo como um complemento aos estudos fora do ambiente escolar.
São dispositivos que ajudam a organizar os materiais, fazer anotações, organizar documentos e até mesmo a manter o foco e concentração durante as atividades. Além disso, facilitam a encontrar informações relevantes sobre as leituras e a otimizar o tempo, aprimorando o aprendizado e tornando a experiência do estudo ainda mais agradável.
O básico
Porém, não adianta comprar novos dispositivos eletrônicos sem o básico. O primeiro item deve ser, sempre, um bom computador – portátil ou de mesa. Mesmo com cada vez mais novos aparelhos, menores e mais práticos, um computador sempre vai ser a forma mais eficiente de produzir, armazenar e organizar materiais, realizar pesquisas e fazer anotações. Além disso, também é necessário uma boa conexão com a internet.
É importante também que o estudante tenha os arquivos de estudos salvos em nuvem, para que possa acessar longe de casa, se for necessário. Dessa forma, o aluno vai poder estudar os materiais pelo celular, tablet ou outro dispositivo similar, mesmo distante do computador e desde que esteja conectado.
Continua depois da publicidade
Dispositivos eletrônicos que ajudam os estudantes
Headphone
Os fones de ouvido são essenciais na rotina de estudos fora da sala de aula. Além de melhorar o áudio de vídeos explicativos, por exemplos, modelos como os Headphones isolam ruídos externos, diminuindo as distrações e aumentando o foco dos estudantes.
Porém, é necessário ter controle no volume, já que ouvir qualquer som muito alto por longos períodos pode causar fortes dores de cabeça rapidamente, diminuindo a concentração e o próprio aprendizado, além de gerar problemas de audição a longo prazo.
Pen Drive ou HD externo
Contar com formas de armazenamento além dos dispositivos como computadores, celulares ou tablets também é fundamental, e ajuda os estudantes a levarem os materiais para outros locais, se necessário – uma biblioteca, por exemplo.
Acessórios como Pen Drive, HD externo, cartões de memória e similares são ótimos aliados da rotina. Além de armazenamento e de facilitar o acesso em locais fora de casa, também servem como Back up, evitando a perda dos materiais de estudos caso haja algum problema nos dispositivos.
Continua depois da publicidade
Smartwatch
Os Smartwatches, ou Relógios Inteligentes, também podem ajudar os estudantes a manter uma rotina de estudos organizada e até mesmo saudável. Os alunos podem projetar esse equipamento para enviar notificações e lembretes, como “em 10 minutos é hora de estudar para a prova de matemática” ou “precisamos revisar uma disciplina”, entre outros. Até mesmo avisos para pequenas pausas para descanso e alimentação são necessários durante os estudos, e esses equipamentos pode ajudar a não deixar essas pausas passarem.
O desafio aqui é evitar que o Smartwatch se torne uma distração, enviando notificações de redes sociais ou aplicativos de mensagens, por exemplo. O excesso de avisos também pode gerar ansiedade, diminuindo a concentração, então ele precisa ser usado de forma moderada.
O ambiente ajuda
Especialistas garantem: para ter uma rotina saudável e produtiva, seja no trabalho ou, nesse caso, para os estudos, o ambiente é parte fundamental. Por isso ter um espaço apropriado e agradável para as atividades acadêmicas é sempre uma estratégia eficiente para os estudantes.
Continua depois da publicidade
Deixar um cômodo ou um espaço da casa – no quarto, por exemplo – reservado para essas atividades é uma excelente escolha. Contar com uma escrivaninha, uma cadeira ergonômica e bem iluminado, com fácil acesso aos materiais e dispositivos necessários não apenas deixa a rotina dos estudantes mais prática, como melhora o desempenho acadêmico, aumentando o foco, concentração e otimizando o aprendizado.






