nsc
nsc

Criatividade e diversão

5 dicas para estimular o aprendizado das crianças durante a pandemia

22/06/2021 - 07h56 - Atualizada em: 28/06/2021 - 11h59

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Educadores defendem que brincadeiras e atividades divertidas devem ser a tônica da aprendizagem neste momento.
Educadores defendem que brincadeiras e atividades divertidas devem ser a tônica da aprendizagem neste momento.
(Foto: )

A pandemia mudou a maneira como trabalhamos, nos divertimos e socializamos. Isso refletiu, também, na vida dos pequenos. Em meio ao turbilhão de mudanças, as crianças se viram, de uma hora para outra, longe da escola e privadas do convívio com professores, amigos e colegas. 

A ausência de rotina e esse afastamento do ambiente escolar pode causar dificuldade de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo e social, principalmente durante a primeira infância (entre zero e seis anos). Nesse sentido, a parceria entre professores e pais ou responsáveis se tornou ainda mais importante.

Mesmo com a volta gradual das aulas, esse retorno tem ocorrido, normalmente, em formato híbrido, gerando novamente uma mudança de rotina na vida das crianças. Para que os pequenos se mantenham constantemente estimulados e continuem seu desenvolvimento cognitivo, motor e social, é fundamental que os adultos estejam prontos para participar desse processo de forma leve e sem cobranças excessivas (tanto de si quanto das crianças).

Educadores defendem que brincadeiras e atividades lúdicas devem ser a tônica da aprendizagem neste momento.

— A brincadeira tem papel determinante no desenvolvimento das crianças, tanto que é um dos pontos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — explica Dione Silveira, professora de Educação Infantil.

A professora explica que a BNCC aponta seis ações que devem ser promovidas pela escola para que as crianças se desenvolvam: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. 

— É por meio das brincadeiras que os pequenos criam, imaginam, experimentam, e interagem consigo, com o espaço e com as outras pessoas, criando afetividades, entendendo regras de convívio social, desenvolvendo conhecimentos, e, assim, se tornam seres mais autônomos e agentes sociais — comenta Dione.

Produtos Leo&Leo
Uma maneira de estimular os pequenos é oferecer produtos que possam potencializar esse processo de aprendizagem.
(Foto: )

É importante que pais e responsáveis contem com o auxílio de professores, mas que tentem ir além, buscando conteúdo extra – como tutoriais na internet – e que ofereçam materiais próprios para crianças. Para isso, é importante também oferecer produtos pensados especialmente para os pequenos, que possam potencializar esse processo de aprendizagem.

Pautada nesse propósito, a Leonora, empresa especializada em materiais escolares e papelaria, tem em seu portfólio uma linha desenvolvida especialmente para as crianças: a Leo&Leo. Lançada em 2010, a marca está em constante atualização e em busca de novidades que possam proporcionar mais conforto nas atividades escolares ou recreativas, com cores e personagens, como robôs, fadas e astronautas, que incentivam os pequenos a darem asas à imaginação.

Como os pais podem estimular o aprendizado das crianças em casa durante a pandemia

Nas primeiras semanas após a suspensão das aulas presenciais, muitos pais tiveram dúvidas sobre a continuidade da educação formal dos filhos em casa. Preciso dar aula para o meu filho todos os dias? Como posso ajudar no cumprimento das tarefas dadas pela escola? Qual a melhor maneira de manter as crianças ativas sem me sobrecarregar? Foram alguns questionamentos comuns durante o último ano.

Para a pedagoga Helena de Souza Schmidt, os pais não precisam (nem devem) assumir completamente o papel de educadores, e sim manter uma parceria com os professores e a escola, auxiliando nas tarefas e propondo atividades complementares que tornem a experiência do ensino remoto ou híbrido mais divertida e que prepare os pequenos para o retorno às aulas presenciais.

— É importante que cada pessoa conheça seu papel na educação de uma criança. Neste momento, cabe aos pais atuarem como parceiros da escola, sem tomarem para si a responsabilidade de funções de professores, como alfabetização, por exemplo. Porém, os pais devem proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico, propor brincadeiras e atividades que desenvolvam a criatividade, a cognição, o pensamento e a coordenação motora, como desenhos e pinturas, massinhas de modelar, leitura, cinema em casa, etc. — pontua Helena.

Confira 5 dicas para estimular o aprendizado dos pequenos

A pedagoga dá cinco dicas para estimular o desenvolvimento das crianças em casa, durante a pandemia e ajudá-las a enfrentar este período da melhor maneira. Confira:

1 - Desenhar

Pintar, colorir ou rabiscar. Estimular essa prática ajuda as crianças a criar mundos imaginários e a enfrentar problemas reais. Para isso, proponha desenhos livres e, em alguns momentos, faça atividades dirigidas que estimulem os pequenos a pensarem sobre o mundo. Por exemplo: desenhar o coronavírus e o que mudou na vida da família por causa dele; desenhar e nomear os medos das crianças e o que elas fazem para enfrentar esses medos etc. Isso pode se tornar um excelente momento de conversa familiar.

Reconhecendo a importância dessa atividade no desenvolvimento cognitivo, a Leo&Leo, marca infantil da Leonora, faz do desenho um importante instrumento de expressão e de criatividade. Por isso, apresenta ferramentas que possam contribuir com diversas formas de comunicação dos pequenos por meio dos desenhos, com lápis de cor, canetinhas e também giz de cera.

2 - Modelar

A massinha é um dos brinquedos preferidos durante a primeira infância. Um material simples que permite o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e da concentração, e ajuda na aprendizagem das formas geométricas, das cores, dos números e da oralidade.

A massinha de modelar Leo&Leo é atóxica, possui cores vibrantes e textura macia, que permite que as crianças modelem e desmanchem diversas vezes. Adultos podem participar da brincadeira fazendo perguntas, incentivando as crianças a descreverem e contarem histórias sobre as figuras que vão construindo.

3 - Representar

Fazer teatro de bonecos, vestir fantasias para representar um personagem ou até mesmo criar figuras de papel podem ser uma atividade super divertida e estimulante. Pais e filhos podem criar, juntos, pequenos roteiros dessa viagem pela imaginação. Essa atividade promove a criatividade, a sociabilidade, a oralidade e rende momentos de muita descontração e aprendizado. Para te inspirar, veja como é fácil criar uma lagarta com rolo de papel colorida e super divertida, com materiais da linha Leo&Leo:

4 - Ler e escrever

Para crianças em fase de alfabetização, é possível estimular a escrita de diversas formas. Por exemplo, pedir ajuda à criança para elaborar a lista do supermercado, recortar letras de revistas velhas e colar, formando palavras divertidas, começar um diário, etc. A Leo&Leo disponibiliza também uma atividade especial para crianças nessa fase. Clique aqui e baixe o arquivo de forma gratuita.

Já a leitura é fundamental em todas as fases da criança, desde o nascimento. O ato de ler para um bebê ajuda a criar vínculos afetivos e a desenvolver a escuta e a atenção. À medida que as crianças crescem, elas podem manipular os livros e inventar histórias a partir das figuras das páginas. É importante que os pais criem momentos de leitura e adaptem a atividade à idade da criança.

5 - Movimentar-se

Tão importante quanto desenvolver a criatividade e o intelecto das crianças, é incentivar a prática de brincadeiras e atividades que movimentem o corpo. Dançar, fazer aula de ioga online, fazer um circuito funcional no corredor, jogar vôlei com balão são algumas atividades que desenvolvem o corpo e a mente das crianças.

Dica bônus: Relaxar

Estamos vivendo um momento único, histórico e, por mais que se deseje manter a normalidade, nem sempre é possível. Relaxar é uma dica que serve para adultos e crianças. Permitir e proporcionar momentos de relaxamento e de ócio ajuda no processo de aprendizagem, pois reduz a ansiedade e o estresse. Coloque também essa “atividade” em prática.

Conheça a Leo&Leo, a linha de produtos desenvolvidos para estimular a criatividade

Há 37 anos, a Leonora desenvolve materiais escolares, de escritório e para artesanato, tornando o dia a dia de crianças, jovens e adultos mais fácil, prazeroso e divertido. É movida por esse propósito, de estar presente em todas as etapas da vida das pessoas, que a marca se consolida, contribuindo com o desenvolvimento constante nos estudos, no trabalho ou em hobbies.

Além disso, a Leonora tem como propósito antecipar tendências e torná-las acessível ao público, democratizando o acesso a produtos inovadores, com qualidade e preço justo.

A linha de materiais Leo&Leo, da Leonora, foi desenvolvida para trazer mais cores e diversão ao aprendizado das crianças. Na escola ou em casa, os produtos Leo&Leo são ideais para atividades criativas e educativas, que desenvolvem a criatividade e despertam a imaginação, conectando crianças, pais e professores.

Fique atento às novidades Leo&Leo, acesse conteúdo exclusivo no Instagram @mundoleoeleo.

Confira o canal Mundo Criativo no NSC Total.

Leia também

Aumento para professor é excelente, mas medida isolada não melhora educação

O que é a linguagem neutra proibida por Moisés em SC e por que ela gera tanta polêmica

Colunistas