nsc
nsc

Salário

Aumento para professor é excelente, mas medida isolada não melhora educação

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
16/06/2021 - 09h26 - Atualizada em: 16/06/2021 - 09h38
Aumento para professores é boa notícia
Aumento para professores é boa notícia (Foto: Pixabay)

O anúncio feito pelo governador Carlos Moisés da Silva de que nenhum professor com 40 horas semanais da rede pública estadual vai receber menos do que R$ 5 mil é motivo de comemoração. O fato surpreendeu até o sindicato da categoria. Excelente medida numa área vital para o desenvolvimento humano e do país.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A premissa inicial desta coluna é de que a medida é acertada, dando dignidade aos mestres. Estes precisam de uma remuneração justa que lhes dê tranquilidade para o exercício laboral, motivação e atraia jovens para a profissão. O professor valorizado não precisa dar aulas em várias escolas para ter uma renda suficiente, nem depender de aulas particulares para conseguir pagar o aluguel.

Entretanto, a imensa maioria dos estudos empíricos aponta que não há relação entre reajuste de salário e melhora no aprendizado. O aumento salarial, isoladamente, não vai melhorar a qualidade do ensino.

Para o salto de qualidade, precisamos mais do que melhores salários. Além disso, cabe ao poder público garantir a infraestrutura das escolas. Banheiros limpos, material didático moderno, equipamentos, conectividade e uma escola que convide o aluno a entrar, de tão agradável e bem cuidada.

É preciso se inspirar nas melhores práticas internacionais.

Para o professor, além do salário reajustado, os países com melhores desempenhos em educação possuem o estabelecimento de metas individuais ou coletivas, capacitação continuada, avaliação e cobrança. Aqueles mais criativos e com melhores resultados precisam ter valorização diferenciada.

E claro, o envolvimento da comunidade na vida escolar.

Leia Mais:

Aumento salarial de professores em SC deve ser retroativo a 1º junho; entenda

Tubarões forçam “plano B” para liberar baleia de rede em Florianópolis

Procon de SC notifica bancos e exige lei dos 15 minutos

Aprovar a reforma da previdência em Santa Catarina é essencial

Morte de ciclistas na BR-101 é tragédia anunciada

PMs de SC que recusam vacina são vítimas de desinformação e fake news

SC tem cinco das 10 rodovias federais mais violentas do país

12 drinks para o dia dos namorados

10 filmes de romance na Netflix

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas