O ambiente tem um papel crucial no sono saudável dos bebês. Com a crescente preocupação dos pais em oferecer o melhor para seus filhos, muitos quartos têm se transformado em verdadeiros parques de diversões, repletos de brinquedos e estímulos visuais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

No entanto, essa abordagem bem-intencionada pode prejudicar o sono das crianças. E os excessos podem ser desde brinquedos até luzes e almofadas, aparelhos audiovisuais e ar-condicionado com temperaturas desregulares, por exemplo. 

Melhorando o ambiente e o sono das crianças

Uma noite bem dormida é crucial para o desenvolvimento físico e mental das crianças. O exagero desses objetos no quarto pode levar a distrações, tornando difícil para o bebê relaxar e adormecer profundamente.

Continua depois da publicidade

Mas o que fazer para mudar esse padrão de sono irregular, que não apenas afeta o desenvolvimento do bebê, mas também tem um impacto significativo na qualidade de vida da família como um todo?

A educadora e consultora materno infantil, Eliana Dias, enfatiza a importância de criar um ambiente propício para o sono. “Manter o quarto do bebê simples e livre de excessos, controlar a iluminação e a temperatura, além de estabelecer uma rotina de sono consistente, são passos fundamentais para garantir noites tranquilas e restauradoras para toda a família”, afirma.

Conheça as causas da queda de cabelos em crianças

Quarto de bebê com cadeira amarela, berço branco, tapete e decorações muito coloridas.
A decoração do quarto do bebê deve ser pensada com cuidado para não prejudicar o sono (Imagem: Ground Picture | ShutterStock)

Passos para uma boa noite de sono

A seguir, veja algumas dicas que podem tornar as noites mais tranquilas e colaborar para o sono das crianças:

Continua depois da publicidade

1. Simplicidade é a chave

Reduza o número de brinquedos e objetos decorativos no quarto do bebê para minimizar estímulos visuais que possam interferir no sono.

2. Controle da luz

Use cortinas blackout para bloquear a luz excessiva durante a noite e mantenha o ambiente escuro para criar um ambiente propício ao sono.

3. Regule a temperatura

Mantenha a temperatura do quarto confortável e use roupas adequadas para o clima, evitando o uso excessivo do ar-condicionado.

Continua depois da publicidade

4. Escolha do colchão e almofadas

Opte por um colchão firme e evite o uso de almofadas fofas, reduzindo assim o risco de sufocamento e proporcionando um sono seguro.

5. Estabeleça uma rotina

Crie uma rotina consistente para a hora de dormir, incluindo atividades relaxantes como um banho morno e uma história tranquila.

“Ao criar um ambiente de sono adequado, os pais estão contribuindo para o desenvolvimento saudável e feliz de seus filhos, além de promoverem uma rotina familiar mais harmoniosa”, finaliza a especialista.

Continua depois da publicidade

Por Juliana Policarpo

Leia também

Saiba como prevenir a obesidade infantil

Estresse crônico na infância: veja como identificar e combater

Saiba por que diferenciar os filhos é importante para fortalecer as relações

Destaques do NSC Total