nsc
nsc

Turismo

5 países para conhecer em uma viagem de carro

Conheça alguns dos melhores destinos do mundo para fazer uma road trip

31/05/2022 - 13h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Cape Otway Lightstation na Austrália
Cape Otway Lightstation na Austrália
(Foto: )

De acordo com uma pesquisa recente da Booking.com, quase metade (49%)* dos viajantes brasileiros fez uma viagem de carro no ano passado e um terço (35%)* alugou um veículo quando viajou. Os dados não são nenhuma surpresa já que, com as constantes mudanças nas restrições de viagem, pegar a estrada foi a maneira mais fácil para muitas pessoas curtirem suas férias.

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Além disso, viajar de carro tem muitos benefícios, dado que as pessoas podem controlar a duração, a rota, os destinos e todos os detalhes do itinerário. Para ajudar a inspirar uma road trip, a Booking.com compartilha alguns dos melhores destinos do mundo para quem quer cair na estrada.

Estados Unidos

Parece até que os EUA foram feitos para viagens de carro – o tamanho do país, o planejamento urbano baseado em usuários de carros e o grande número de lugares com locadoras disponíveis ajudam muito. Assim, esse é o cenário ideal para uma viagem de carro, seja ela de norte a sul do país, ao longo de suas belas costas ou, até mesmo, pela famosa Route 66, que vai da costa leste a oeste, por exemplo.

Famosa Route 66 nos EUA
Famosa Route 66 nos EUA
(Foto: )

Uma rota que vale a pena conhecer é a que liga Miami a Key West. Essa rodovia ultramarina atravessa uma cadeia de ilhas ao longo de 180 quilômetros, conectadas por 42 pontes. Essa viagem de carro conta ainda com deliciosos pratos de frutos do mar, além de oportunidades para nadar e pescar. Em Key West, o viajante poderá se hospedar no Mermaid & Alligator hotel, e uma boa opção é fazer o passeio ecológico de caiaque no manguezal, para sair um pouco da estrada.

> Pantanal: conheça o principal destino de turismo ecológico do país

Austrália

Com tanto para ver, qualquer pessoa que visitar a Austrália vai querer pegar um carro para conhecer o país. A maioria da população vive ao longo das costas, mas há muitos lugares no interior que valem a pena a visita (com suprimentos e equipamentos adequados).

Parque Nacional de Port Campbell pela Great Ocean Road
Parque Nacional de Port Campbell pela Great Ocean Road
(Foto: )

A Great Ocean Road, que se estende ao longo da costa sudoeste, conecta Melbourne a Adelaide. Com praias, vinhedos e penhascos, pode levar de três a dez dias (ou muito mais para viajantes aventureiros) para percorrer sua extensão.

Para se hospedar em um lugar único, a dica é optar pelo Cape Otway Lightstation, que fica a três horas de Melbourne e oferece uma linda vista do farol. Adelaide, por sua vez, é uma região vinícola, então esse é um ótimo momento para deixar outra pessoa dirigir e conhecer a região vinícola de Barossa em um táxi vermelho londrino.

> Canela: conheça um dos melhores destinos na região da Serra Gaúcha

África do Sul

Conhecida por suas vistas panorâmicas, a África do Sul é um dos melhores destinos do mundo para viagens de carro. Há muito para ver e conhecer ao longo de uma rede rodoviária bem gerenciada e fácil de navegar. Litorais, parques nacionais, vinhedos, uma fascinante história... percorrer todo o país seria muito ambicioso, especialmente para visitantes de primeira viagem, então é melhor se concentrar na costa leste ou oeste.

Garden Route na África do Sul
Garden Route na África do Sul
(Foto: )

Usando como exemplo a costa leste, a dica é percorrer a famosa Garden Route, que passa por Knysna. Lá, o viajante encontrará a acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis Villa Afrikana Guest Suites, que oferece uma vista panorâmica da lagoa.

> Apresentadora do Multishow grava dicas de viagem em três cidades de SC

Brasil

O Brasil abriga dezenas de roteiros que podem ser percorridos de carro, em todas as regiões do país. Um bem conhecido é a Rota das Emoções, que atravessa 14 cidades em três estados nordestinos: Ceará, Piauí e Maranhão. O percurso tem cerca de 500 Km e passa por três unidades de conservação ambiental: Parque Nacional de Jericoacoara, APA do Delta do Parnaíba e o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Maranhão
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Maranhão
(Foto: )

Há muitas atrações pelo caminho, como praias paradisíacas, esportes náuticos, trilhas e ecoturismo e turismo gastronômico. Entre os destinos que fazem parte da Rota das Emoções, estão a vila de Jericoacoara, no Ceará, ideal para quem gosta de esportes, como surfe e kitesurfe; e Santo Amaro, no Maranhão, uma das cidades-base para conhecer as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses. Ali, é possível se hospedar na casa de hóspedes Vila do Junco, uma simpática propriedade que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com.

> Turismo de Blumenau reforma casarão alugado na entrada da cidade

Chile

Para os viajantes aventureiros que querem conhecer as belas paisagens naturais do Chile, vale a pena se programar para percorrer os mais de 1200 Km da Carretera Austral de carro, uma estrada cênica que passa por lagos turquesas, parques nacionais, fiordes e geleiras.

Patagônia chilena
Patagônia chilena
(Foto: )

A rota cruza a Patagônia chilena, com início na cidade portuária de Puerto Montt e término na pequena Villa O'Higgins. Entre as atrações disponíveis no percurso, vale conhecer o Parque Nacional Pumalín, com várias opções de trilhas, passeios de caiaque e até vulcões.

Entre outros destaques da rota estão a vila de Puyuhuapi, com suas águas termais e casas de estilo alemão; e Futaleufú, destino ideal para esportes aquáticos, como caiaque e rafting. Uma ótima opção de hospedagem é o chalé Mallin Colorado Ecolodge, que oferece casas de madeira com vista panorâmica para o Lago General Carrera.

> Projeto prevê restaurante, mirantes e tirolesa no Morro Azul em Timbó

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter 18 anos ou mais, terem viajado pelo menos uma vez a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2022.

*Por Cleo Calil

Leia também

Cataratas do Iguaçu tem paisagem deslumbrante e passeio inesquecível

Lugares pelo mundo onde você pode dormir em um barril de vinho

Pedaços de igreja histórica de Blumenau são leiloados como obras de arte

Colunistas