Refeições variadas e nutritivas são fundamentais para quem busca uma vida saudável e deseja prevenir diversas doenças, pois cada alimento possui substâncias com funções importantes dentro do organismo. Por isso, confira a seguir alguns compostos funcionais indicados pela nutricionista Nádia Neves e os benefícios que eles proporcionam.

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Isoflavonas

Benefício: Ação estrogênica (reduz os sintomas da menopausa).

Onde encontrar: Soja e derivados.

Ômega 3

Benefícios: Estimulação do sistema imunológico e ação anti-inflamatória.

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Onde encontrar: Peixes marinhos (sardinha, salmão, atum, anchova e arenque).

Catequinas

Benefícios: Redução do colesterol e estimulação do sistema imunológico.

Onde encontrar: Chá-verde e frutas (cereja, amora e framboesa).

Licopeno

Benefícios: Redução do colesterol e ação antioxidante.

Onde encontrar: Tomate, pimentão vermelho e melancia.

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Fibras solúveis e insolúveis

Benefícios: Melhoram o funcionamento do intestino e controlam a glicemia.

Onde encontrar: Cereais integrais (aveia, centeio, cevada e farelo de trigo) e leguminosas (feijão, soja e ervilha).

Mulher tomando leite
Beber leite ajuda no funcionamento do intestino (Foto: Shutterstock)

Probióticos

Benefício: Favorecimento das funções gastrointestinais.

Onde encontrar: Leite fermentado, iogurte, queijo e coalhada.

Flavonóides

Benefícios: Ação anti-inflamatória e antioxidante.

Onde encontrar: Frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra e cereja.

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Ácido alfa-linolênico

Benefícios: Estimulação do sistema imunológico e ação anti-inflamatória.

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Onde encontrar: Óleo de linhaça, soja, nozes e amêndoas.

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