É comum ouvir pessoas afirmando que o que é bom engorda e que as melhores comidas são sempre calóricas. Porém, isso não precisa ser verdade. Existem muitas formas de tornar os pratos mais leves e manter o sabor. Para auxiliar na sua alimentação, a nutricionista Daniela Medeiros apresenta algumas substituições que podem tornar seu dia a dia muito mais saudável.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Prefira os biscoitos integrais

Para os lanches rápidos, ao invés de comer salgadinhos e biscoitos recheados, escolha os biscoitos integrais, pois eles são mais saudáveis. Eles também são crocantes, ajudam a manter o coração saudável e facilitam a digestão.

Troque os doces por Frutas

Sabemos como é difícil resistir a uma boa sobremesa. Lembre-se de que uma fruta pode ser tão boa quanto qualquer outro doce. Reconsidere a sobremesa e aproveite as frutas frescas da estação. Assim, você se abastece de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Use temperos ao invés do sal

O sal é um ingrediente tentador, principalmente quando você precisa dar um gostinho extra à comida. Mas aceite o desafio de temperá-la com especiarias. Consumir muito sal pode favorecer a hipertensão, aumentando o risco de doenças cardíacas. 

Continua depois da publicidade

Por isso, proteja suas artérias e seu coração temperando as refeições com pimenta, páprica, orégano, entre outros. Lembre-se de verificar os rótulos para ter certeza de que eles não contêm sal de alho ou qualquer outro tipo de sal.

> Entenda por que noites mal dormidas podem prejudicar o funcionamento do corpo

Tempere com limão em vez de molhos prontos

Os molhos de saladas industrializados são saborosos, mas podem transformar qualquer salada saudável em algo cheio de gordura. Troque os temperos pesados e com óleo por suco de limão e, instantaneamente, você vai se livrar de calorias escondidas.

Substituições alimentares saudáveis
Prefira sucos naturais aos industrializados (Foto: Shutterstock)

Tome suco natural em vez de suco em pó

Os sucos naturais possuem vitaminas e fibras da fruta, enquanto os sucos em pó industrializados contêm muito açúcar e adoçantes artificiais. Leia os rótulos e verifique a porcentagem real de frutas dessas bebidas.

Use vegetais frescos ou congelados em vez de enlatados

Vegetais enlatados contêm sódio e conservantes. O melhor é comprá-los frescos ou congelados, sempre que possível. Se você precisa comer vegetais enlatados, lave-os antes de cozinhar para remover parte do excesso de sal.

Continua depois da publicidade

Leia também

7 tipos de alimentos ricos em proteínas

Entenda a relação entre alimentação e bom humor

Pesquisa estuda efeitos dos antidepressivos no cérebro dos portadores de TOC

Destaques do NSC Total