Fortalecer os vínculos entre a natureza e o homem será a proposta principal da 81ª Festa das Flores de Joinville, marcada para ocorrer entre 12 e 17 de novembro na Expoville, e lançada oficialmente nesta terça-feira (15). Com o tema “Natureza e Qualidade de Vida”, a mais antiga e tradicional festa joinvilense deseja reafirmar que equilíbrio e felicidade se alcançam em momentos de simplicidade e no envolvimento do ser humano com a natureza.

Continua depois da publicidade

O projeto idealizado para a Festa das Flores de 2019 foi compartilhado em cerimônia realizada nesta manhã na Casa do Capitão Gastronomia, anexa à Agremiação Joinvilense dos amadores de Orquídeas (AJAO) — entidade anfitriã do evento —, diante de secretários e representantes do Executivo e Legislativo municipais, jornalistas, parceiros, a patronesse da festa, Albertina Tuma, e o prefeito de Joinville, Udo Döhler.

— A Festa das Flores acontece há oito décadas de forma ininterruptas e isso a torna a nossa festa mais importante. Joinville é conhecida como a “Cidade das flores” e isso se renova a cada ano muito em função dessa festa, que, além de dar uma contribuição contemplativa, contribui para o crescimento sustentável da cidade — apontou Döhler no evento.

Segundo James Hasselmann, presidente da AJAO, a iniciativa de homenagear homem e natureza surgiu dos benefícios que essa conexão promove, gerando uma oportunidade de oferecer ao público experiências reflexivas ao aliar belezas naturais ao bem-estar.

— A expectativa para a edição deste ano é enorme, porque o tema é muito interessante. O ser humano acabou esquecendo da importância da natureza, ele se preocupou muito em crescimento, em prosperidade, e, às vezes, danificou um pouco a nossa natureza e a festa serve para lembrar que a natureza é essencial para a gente manter qualidade de vida. As pessoas cada vez mais se preocupam com a vida profissional e esquecem de buscar qualidade de vida, e, para nós vivermos melhor é necessário tirar um tempinho e de alguma forma estar conectado à natureza — considera, James.

Continua depois da publicidade

Projeto arquitetônico

Para isso ser possível durante a 81ª Festa das Flores, um projeto paisagístico foi desenvolvido pelo arquiteto Silvio Parucker especialmente para a ocasião. Um jardim gigantesco e com efeito de “duplicação de imagem” foi pensado para atrair os olhos das cerca de 100 mil pessoas que devem passar pelo pavilhão da Expoville.

Serão cerca de seis mil peças de orquídeas em exposição, incluindo a protagonista da festa, Laelia Purpurata, e outros 20 mil exemplares de flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais, em um percurso de caminhada cheio de surpresas e ambientes de contemplação.

Segundo Parucker, tudo foi pensado a partir da valorização da felicidade e o despertar de sensações como emoção e tranquilidade por meio das coisas mais simples do dia a dia. Entre os detalhes destacam-se os florais que acompanham as curvas do pavilhão, as árvores selecionadas e a iluminação totalmente focada nas plantas, para reforçar seu protagonismo.

— O tema remete aos clássicos jardins de contemplação, onde o verde, as flores e a água são os elementos vitais no paisagismo e na elaboração de singelos espaços de lazer e meditação. O ‘simples é mais’ foi o enfoque deste projeto — justifica.

Continua depois da publicidade

81ª Festa das Flores de Joinville será em Novembro
81ª Festa das Flores de Joinville será em Novembro (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

O jardim

De acordo com a AJAO, a experiência do visitante começa já na entrada do pavilhão, quando ele é convidado a atravessar uma floresta escura, seca e sombria. Logo após este ambiente chega-se a um mirante composto por um jardim dos sonhos, repleto de flores coloridas, lagos e cascatas.

O percurso adiante também terá grandes arcos verdes cobertos com samambaias, folhagens tropicais e orquídeas nativas da Mata Atlântica. Haverá ainda jardins geométricos, com flores em forma de cascata e jardim vertical, com cascatas e imensas folhagens verdes e multicoloridas.

Outro detalhe é a disposição de locais de parada e descanso, para contemplação e reflexão, em pontos estratégicos da exposição, que se encerra no pódio preenchido pelas orquídeas premiadas desta edição, destacadas com iluminação especial.

Atrações simultâneas

Julgamento das Orquídeas

A exposição contará com cerca de seis mil orquídeas e já no dia 12 de novembro, a partir das 8 horas, acontecerá o julgamento e a eleição das plantas mais belas da festa em dezenove grupos. Serão reconhecidas também as plantas Destaque Especial e Mérito de Cultivo. A premiação das orquídeas campeãs acontece no dia 17 de novembro, às 16h30, no palco da Praça Gastronômica.

Continua depois da publicidade

Mercado de Plantas

Cerca de 50 expositores de diversas regiões do Brasil irão comercializar orquídeas, flores, plantas ornamentais e para colecionadores, insumos, adubos, acessórios e utensílios para cultivo e jardinagem.

Oficinas de Cultivo

Quem deseja aprender como cuidar e cultivar de orquídeas ou trocar experiências pode participar das Oficinas de Cultivo da 81ª Festa das Flores. As oficinas serão ministradas por orquidófilos da AJAO, durante o evento. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora.

Concurso de Jardins

Essa é uma iniciativa para prestigiar quem contribui para manter essa tradição de “Cidade das Flores” em Joinville. O Concurso de Jardins da Festa das Flores premia os mais belos espaços, nas categorias: Jardim Residencial Urbano, Jardim Residencial Rural, Jardim Escolar, Jardim Empresarial, Parceria Verde e Categoria Especial. A divulgação e premiação dos espaços premiados será feita em 12 de novembro, às 16 horas, no palco do Pavilhão Nilson Bender, na Expoville.

Concurso da Rainha e Princesas da Festa das Flores

A realeza da Festa das Flores de 2020 será conhecida no último dia da festa. As inscrições seguem até 23 de outubro (saiba como participar). Atualmente a festa é representada pela rainha, Aline Janing, e as princesas Samara Trindade e Brenda Alessandra Fleith.

Continua depois da publicidade

Flor da Melhor Idade

No dia 14 de novembro o destaque será o concurso da Flor da Melhor Idade, que acontecerá às 14 horas, no palco do pavilhão Nilson Bender. Podem participar candidatas a partir de 60 anos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no próprio dia, junto aos organizadores da festa.

Feira Multissetorial

Área composta por mais de 130 expositores, que irão vender produtos como artesanatos, utilidades domésticas, vestuário, bijuterias, acessórios, perfumaria, cadeiras para massagem, gêneros alimentícios, produtos coloniais, além de estandes institucionais de empresas e entidades representativas ligadas a diversos setores da sociedade.

Praça gastronômica

A fachada da praça gastronômica vai reproduzir a Estação Ferroviária de Joinville, um dos cartões-postais da cidade, em espaço coberto e composto por 22 pontos de alimentação, entre estandes e food trucks. Apresentações musicais irão animar o palco cultural da praça gastronômica.

Exposição CBVJ

Os Bombeiros Voluntários de Joinville serão uma das atrações da 81a Festa das Flores. Durante todo o evento, o público poderá visitar a Exposição de Frota e conhecer veículos de combate a incêndio, unidade de suporte básico (ambulância), embarcações de salvamento aquático. Também estarão à mostra equipamentos e acessórios utilizados no dia a dia dos bombeiros, como roupas de combate a incêndio, capacetes, mangueiras, esguichos, equipamentos de resgate vertical e veicular.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO:

O QUÊ? 81ª Festa das Flores

QUANDO? 12 a 17 de novembro

ONDE? Expoville

QUANTO? R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada)

*crianças menores de cinco anos não pagam

Ingressos online: acesse aqui

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Destaques do NSC Total