Subiu para 54 o número de internas da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Ituporanga que estão com coronavírus. Os testes foram feitos no começo desta semana e os resultados ficaram prontos entre esta quarta e quinta-feira (10 e 11). No primeiro boletim eram 41 infectadas. Agora, no relatório final, são 54, o que significa que 84% das 64 presas estão com a doença.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Os exames foram feitos depois que muitas apresentaram sintomas. Até o momento todas estão estáveis, recuperando-se nas celas. Havia a suspeita de que uma agente prisional teria sido a responsável por iniciar a contaminação no local, mas, em nota, o Departamento de Administração Prisional (Deap) negou haver servidores diagnosticados com o vírus.
A unidade reforçou as rotinas de sanitização e higienização de áreas comuns e equipamentos de uso coletivo. Até a próxima semana (dia 20), quando termina o período de isolamento, novas detentas não serão aceitas. Todas as demandas deverão ser atendidas em outras prisões da região.
O uso de máscara é obrigatório entre os trabalhadores e há álcool gel em locais de circulação, garante o departamento. Nas celas, as presas recebem dois tipos de kits, o de higiene pessoal e o de produtos específicos para a limpeza do espaço.
Continua depois da publicidade
A UPA foi reativada no começo de janeiro deste ano após uma reforma na estrutura física das áreas administrativas, operacionais e locais de convívio. O investimento foi de pouco mais de R$ 700 mil.