nsc
nsc

Mobilidade

99Carona: Santa Catarina recebe nova opção de transporte

Recurso do aplicativo da 99 atua em Florianópolis desde o início de 2021 promove caronas entre os moradores da cidade, com divisão de custos das viagens por meio da tecnologia

26/10/2021 - 16h15 - Atualizada em: 26/10/2021 - 16h21

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Recurso está se expandindo para todo o Estado
Recurso está se expandindo para todo o Estado
(Foto: )

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios nas cidades da Grande Florianópolis. A situação leva a congestionamentos diários e um transporte público insuficiente, que gera carência de linhas, deixando algumas áreas com escassez de horários disponíveis.

Um recurso que pode ajudar a transformar este cenário é o 99Carona, modalidade de corridas que conecta condutor e passageiro com origens e destinos semelhantes. A comunidade de caronas está disponível em Florianópolis desde o início de 2021 e agora se expande para toda a Região Sul do país, sendo uma iniciativa da 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência.

> Mobilidade urbana em Florianópolis tem solução? Especialistas debatem o tema ao vivo

Diferente das outras categorias intermediadas pela empresa, no 99Carona a viagem não é realizada por um motorista parceiro da 99, e sim por qualquer pessoa que queira, casualmente, compartilhar os assentos vazios do próprio carro com outra pessoa indo em uma mesma direção. Literalmente uma carona.

Por meio da tecnologia, o 99Carona aprimora viagens rotineiras - como o deslocamento diário até o trabalho ou à faculdade - e conecta com outros usuários que estão indo na mesma direção. Além de tirar dezenas de carros das ruas ao permitir o compartilhamento de trajetos, o recurso colabora com a melhoria da mobilidade urbana. O 99Carona também possibilita a divisão de custos e fomenta o senso de comunidade.

A opção de transporte está em operação desde o início do ano, nas cidades de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Desde então, o 99Carona já cresceu quase 600% em volume de caronas, tanto como opção de caronas urbanas naqueles trechos cotidianos, quanto para viagens intermunicipais ou interestaduais - uma vez que o recurso também possibilita caronas para fora do estado, e para além da Região Sul do Brasil, como para São Paulo. Agora, o 99Carona chega a uma nova fase, e está em expansão para toda a Região Sul do Brasil.

> Carona pode ser solução para o trânsito da capital catarinense

O condutor que compartilha os assentos do seu carro próprio em uma viagem no 99Carona tem uma grande economia, pois divide os custos, como combustível e pedágio, com o passageiro. Esse cálculo é feito automaticamente pelo 99, considerando a distância a ser percorrida e os custos fixos do carro. O valor é informado para ambos antes mesmo do início da carona.

Já o passageiro, tem disponível uma opção de transporte barata - pois arcam somente com uma parte dos custos da viagem - e prática, com a qual podem chegar ao destino de forma rápida, com conforto e segurança.

Para Igor Soares, Executivo de Operações da 99, o 99Carona possibilita conexões. “Pensando no que mais importa, o 99Carona chega para ajudar a aproximar as pessoas da cidade. O 99Carona ajuda a fazer essa conexão, aproveitando os assentos vazios dos veículos reduzindo a quantidade de carros em circulação, gerando também benefício para o trânsito da cidade. Por fim, o meio ambiente também agradece, pois se há menos circulação de veículos, há menos emissão de gases poluentes”, explica.

Como funciona o 99carona?

Para usar o 99Carona, o passageiro precisa baixar o aplicativo no smartphone, se cadastrar e publicar um pedido de carona no 99Carona, colocando o endereço de embarque - que pode ser a casa do passageiro ou um ponto de encontro mais conveniente - e o de destino.

No aplicativo, também está disponível uma lista de caronas oferecidas. O passageiro pode escolher uma das caronas já publicadas pelos condutores, que atenda a sua demanda.

Para pagar uma carona, o passageiro pode escolher entre os meios disponíveis dentro do aplicativo - como Pix ou cartão de crédito. Ou, pode pagar diretamente para o condutor em dinheiro, no fim da viagem. Como o 99Carona não deve ser utilizado como forma de geraação renda, mas sim como forma de economia para trajetos em que o condutor já faria naturalmente o 99Carona possui uma limitação de cinco viagens diárias para condutores.

É preciso atenção no agendamento das viagens, que deve ser feito com pelo menos 15 minutos de antecedência, para que o condutor identifique o trajeto do passageiro e possa aceitar a carona.

Para os condutores que possuem carro próprio e desejam oferecer caronas, é preciso se cadastrar no site. Para realizar o cadastro o motorista irá utilizar seu CPF, carteira de habilitação e documento do carro. Após o envio dos documentos, se aprovado, o condutor terá seu acesso liberado em até dois dias úteis.

Por meio da tecnologia, o 99Carona aprimora viagens rotineiras, como o deslocamento diário até o trabalho ou à faculdade
Por meio da tecnologia, o 99Carona aprimora viagens rotineiras, como o deslocamento diário até o trabalho ou à faculdade
(Foto: )

Devido a pandemia de covid-19, o 99Carona conta com algumas orientações para passageiros e condutores, como o uso de máscara, circular com os vidros abertos e higienizar as mãos, que fazem parte das orientações de segurança desenvolvidas para a empresa pela consultoria Sírio-Libanês. Importante ressaltar que, durante esse período de pandemia, o 99Carona está limitado a quatro pessoas no veículo, sendo um condutor e três caronas

O 99Carona é o aplicativo de intermediação de carona mais seguro do mercado, e possui métodos rigorosos de confirmação de cadastro, como a verificação de antecedentes criminais. O recurso conta também com mais de 40 funcionalidades de segurança já utilizadas nos demais produtos oferecidos pela 99 em todo o Brasil.

Onde o 99Carona já faz sucesso?

Segundo a 99, além de um número elevado de caronas sendo oferecidas nos trajetos diários urbanos em Florianópolis, também é possível notar um grande crescimento das caronas em algumas rotas intermunicipais importantes, como por exemplo:

  1. Florianópolis - Porto Alegre
  2. Porto Alegre - Gramado/Canela
  3. Florianópolis - Itajaí
  4. Florianópolis - Curitiba
  5. Porto Alegre - Caxias do Sul

Acesse o site da 99 e saiba mais.

Leia também

Confira 10 temas de história que mais caem no Enem e no vestibular

Primeiras Ford Maverick chegam ao Brasil

Colunistas