Florianópolis registrou 152 dias de chuvas em 2025, mostra o levantamento da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina, a pedido do NSC Total. O número representa 41,6% do total do ano. Ou seja, a cada 10 dias, quatro registraram o fenômeno no Estado.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, conforme os dados da Epagri, a maior parte do ano em Florianópolis foi marcada pela presença do sol, com 213 dias sem registros de chuva. Para que o dia seja considerado chuvoso, é necessário ter uma precipitação acima de um milímetro, informa a Organização Mundial Meteorológica (OMM).
Em Florianópolis, o mês mais chuvoso foi em outubro, com 19 dias marcando precipitação na estação da Lagoa da Conceição. Em seguida, setembro, com 19 dias de chuva. O mês com o menor registro do fenômeno foi julho, com apenas seis dias.
Veja os dias de chuva em Florianópolis por mês em 2025
- Janeiro: 14 dias de chuva
- Fevereiro: 11 dias de chuva
- Março: 11 dias de chuva
- Abril: 12 dias de chuva
- Maio: 13 dias de chuva
- Junho: 12 dias de chuva
- Julho: 6 dias de chuva
- Agosto: 12 dias com chuva
- Setembro: 17 dias de chuva
- Outubro: 19 dias de chuvas
- Novembro: 12 dias de chuva
- Dezembro: 13 dias de chuva
Chuvas provocaram estragos em Florianópolis
O ano de 2025 foi marcado por chuvas intensas que provocaram estragos em Florianópolis. Nos dias 16 e 17 de janeiro, a Capital registrou 375,6 milímetros em 48 horas, com danos registrados em 145 ruas e pessoas ilhadas. Na ocasião, uma cratera se abriu no Caminho dos Açores e um motorista acabou sendo “engolido”. Ele foi resgatado e não se feriu.
Continua depois da publicidade
Em abril, a cidade entrou em estado de atenção devido às fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil municipal, a Capital registrou mais de 70 milímetros de chuva em 6 horas, com transtornos em diversas regiões. Os fortes temporais também deixaram uma família ilhada em uma casa nos Ingleses, no Norte de Florianópolis.
No último mês do ano, a Capital voltou a ser castigada pelas chuvas. Com dois episódios no intervalo de três semanas, Florianópolis acumulou mais de 275 milímetros de precipitação no mês. O valor passou do dobro do esperado para o mês na cidade, de 136 milímetros, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina.










