Com dois episódios de fortes chuvas no intervalo de três semanas, Florianópolis já acumula mais de 275 milímetros de precipitação em dezembro. O valor passa do dobro do esperado para o mês na cidade, de 136 milímetros, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

No Centro de Florianópolis, já choveu 275,4 milímetros até às 11h desta terça-feira (30), conforme o painel Agroconnect, da Epagri. Os maiores volumes foram registrados na manhã do dia 9 de dezembro e na tarde da última segunda-feira (29), ocasiões em que a cidade registrou alagamentos e estragos.

Veja o que já choveu em Florianópolis no mês até agora

  • ETE Lagoa da Conceição: 278 mm
  • ETE Insular (Centro): 275,4 mm
  • Cetre Epagri (Itacorubi): 262,4 mm
  • Lagoa do Peri (Sul da Ilha): 252,2mm e 218,6 mm
  • Carijós (Norte da Ilha): 248,6 mm

Relembre os episódios de chuva em Florianópolis

O primeiro grande episódio de chuva do mês ocorreu entre segunda (8) e terça-feira (9), com a passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil. Em apenas 24 horas, o volume acumulado em Florianópolis ultrapassou 114 milímetros, segundo a Defesa Civil, concentrado principalmente na manhã do dia 9.

A intensidade da chuva provocou alagamentos em ruas e residências, deslizamentos de encostas e estragos em todas as regiões da cidade. Diante dos danos, a prefeitura decretou situação de emergência em 11 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O segundo episódio ocorreu na tarde de segunda-feira (29). Em apenas seis horas, Florianópolis registrou cerca de 170 milímetros de chuva, chegando a 185 milímetros no acumulado de 24 horas, conforme a Defesa Civil. O volume elevado voltou a causar alagamentos em diversos pontos da cidade, especialmente no Centro, no acesso às pontes Colombo Salles e Pedro Ivo e na Avenida Beira-mar Norte.

Veja fotos da chuva na Grande Florianópolis

Chuva continua às vésperas do Ano Novo

A Defesa Civil de Santa Catarina estendeu, na manhã desta terça-feira, o alerta vermelho de temporais para até as 4h de quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo. Anteriormente, o aviso era válido até meia-noite.

De acordo com o órgão estadual, as chuvas devem ganhar força a partir da tarde desta terça. Novamente, como ocorreu na segunda-feira (29), as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí devem ser as mais afetadas.

Continua depois da publicidade

Nesses locais, o risco é “muito alto” para alagamentos e enxurradas, conforme a Defesa Civil. As chuvas devem superar os 100 milímetros, com previsão de volumes maiores em alguns pontos. Como o solo está encharcado, devido aos volumes de chuva dos dias anteriores, o risco é alto para deslizamentos.

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.