Quem frequenta academia está sempre em busca de um novo treino ou um que seja mais eficiente. Um universo cheio de novidades e estudos que são publicados a todo tempo.
Continua depois da publicidade
Agora, um tipo de treino que ficou famoso nos anos 1980 é a nova tendência nas academias. Famoso por ter sido divulgado por Arnold Schwarzenegger, o nem tão novo método assim promete mais músculos.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Como é o treino do anos 80 que virou moda outra vez nas academias
Os treinos atuais pregam o conceito de hipertrofia associado à uma prática tradicional, 8 a 12 repetições em no máximo três séries. Na década de 80, nas academias o jeito de crescer os músculos era outro.
Continua depois da publicidade
Em suma são mais séries, que vão de quatro a seis, e muito mais repetições, que podem variar de 12 a 20. Além disso, os intervalos são mais curtos entre uma série e outra, 30 a 45 segundos.
Esta maneira de treinar aparece em um documentário de 1977 que mostra como Arnold Schwarzenegger se preparou para o Mr. Olympia daquele ano. Em Pumping Iron, o fisiculturista, que virou ator e até político, leva os músculos até o limite.
Para Arnold, as últimas três ou quatro repetições que seriam responsáveis pelo crescimento dos músculos. Treinar até a falha permaneceu por muito tempo como máxima, mas depois foi caindo em desuso.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Por que funciona?
Quando o músculo é forçado até falhar, segundo fisiologistas, o corpo de quem está treinando entra em modo de reconstrução. Quando o organismo tenta recuperar as fibras musculares, os músculos crescem.
Uma revisão publicada na Sports Medicine analisou mais de 50 estudos sobre treinar até a falha e concluiu que quanto mais próximo da falha muscular se chega, maior é o crescimento dos músculos.
Continua depois da publicidade
No entanto, para iniciantes isso não indicado, pois pode causar lesões irrecuperáveis e atrapalhar os planos de quem pretende treinar.
Leia também
Cientistas revelam lanche que pode reduzir o risco de câncer de cólon
Cientistas descobrem alimento capaz de regenerar neurônios e fortalecer a memória










