A Copa do Mundo nunca foi tão concentrada em um mesmo espaço como agora. Do Al Bayt, estádio mais ao Norte do Catar, ao Al Janoub, o mais ao Sul, apenas 65 quilômetros de distância. De carro, o trajeto pode ser feito em 45 minutos. Essa facilidade expõe um sentimento de parte dos torcedores que estão por aqui: essa Copa veio para misturar todas as culturas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Torcedores das 32 seleções estão hospedados em Doha e em cidades vizinhas, como Al Khor e Al Wakra. A cada jogo, milhares de pessoas de vários países se confraternizam nos pátios dos estádios. O vendedor Alexandre Biegas diz que essa experiência está sendo única para ele:
– O clima da Copa é muito diferente, aqui nos encontramos pessoas de várias religiões, várias nações, e todo mundo fica amigo.
Copa do Catar: como foi ver o show do Brasil e trabalhar dentro do Lusail
Continua depois da publicidade
No primeiro jogo, a torcida do Japão fez a festa. Os japoneses venceram a Alemanha. O Gustavo assistiu ao jogo ao lado dos japoneses e ajudou a empurrar a seleção asiática: “Nipon! Nipon! Nipon!”, gritava a pleno pulmões.
– Quando saiu o segundo gol, não deu pra segurar (a gritaria) – conta o catarinense.
Faraco: “O Brasil deu o recado, com olé e tudo”
Na porta do estádio internacional de Khalifa, na última terça-feira, dia 29 de novembro, a torcida de Senegal mostrou ao mundo a felicidade ao ver o esquadrão nacional se classificar para as oitavas de final de Copa do Mundo pela segunda vez na história. Após o jogo, já do lado de fora do estádio, os senegaleses se abraçavam e dançavam juntos.
Os japoneses, mais uma vez, deram aula de civilidade ao ajudar a limpar as arquibancadas dos estádios em que a seleção nipônica jogou. No hotel em que estamos hospedados aqui em Doha, muitos japoneses estão hospedados. Perguntei a um deles o motivo disso, a resposta não poderia ter sido mais simples:
– Se a gente sujou, nós temos a obrigação de ajudar a limpar.
Coreia vence Portugal de virada e se classifica às oitavas da Copa do Mundo
Também na recepção do hotel, a Shuma, uma adolescente de 16 anos, fez vários origamis e deixou de presente para todos os hospedes.
Continua depois da publicidade
No quesito cordialidade, os cataris me deram uma amostra grátis logo no nosso segundo dia de Qatar. Sem dinheiro local, eu precisava comprar uma água. Um catari que estava do meu lado na fila percebeu meu problema e logo pagou duas águas para mim. Ele sequer quis receber o valor das águas em dólar.
Imprensa do Catar “corneta” protestos da Alemanha após eliminação da seleção da Copa do Mundo
A partir deste sábado, dia 3 de dezembro, metade das 32 seleções já terão deixado o Catar, eliminadas em campo. Mas todas essas nações ensinaram algo ao mundo.
Veja vídeo e fique por dentro de tudo sobre a Copa no Catar:
Leia também:
Uruguai vence gana com dois de Arrascaeta, mas se despede da Copa com eliminação dramática
Do Catar, Fábio Porchat revela o que gostaria de fazer em SC
Brasileiros em Doha deixam nervosismo de lado para aproveitar último jogo da primeira fase