Os cientistas John Clarke, Michel Devoret e John Martinis venceram o Nobel de Física de 2025 e vão dividir o prêmio em três partes. A vitória foi anunciada pela Academia Real das Ciências da Suécia, nesta terça-feira (7). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Os três cientistas levaram o prêmio pela descoberta de efeitos quânticos em circuitos elétricos — capazes de demonstrar que as leis da física quântica também se aplicam a sistemas maiores. Ou seja, fenômenos antes observados apenas em partículas microscópicas puderam ser recriados em circuitos de tamanho macroscópico.
Com a vitória, os pesquisadores levaram para casa 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões). Clarke, Devoret e Martinis são nascidos no Reino Unido, França e Estados Unidos, respectivamente, e atuam em universidades norte-americanas.
Veja fotos dos vencedores do Nobel de Física
Para realizar as pesquisas, os cientistas construíram um circuito feito de supercondutores separados por uma fina camada isolante. Esses aparelhos conduzem corrente sem resistência elétrica, o que levou à descoberta: o sistema conseguia “atravessar” uma barreira de energia, o que configura um túnel quântico.
Continua depois da publicidade
Ou seja, mesmo composto por bilhões de partículas, o circuito agia como se fosse uma única partícula gigante, que obedece às mesmas regras da mecânica quântica. Ainda mais, os pesquisadores mostraram que o sistema só absorve e emite energia em certas quantidades — fenômeno conhecido como quantização de energia.
Quem foram os vencedores do Nobel de Física?
- John Clarke: com 83 anos, nasceu no Reino Unido e é professor da Universidade da Califórnia;
- Michel H. Devoret: com 72 anos, nasceu na França e é professor de Yale e da Universidade da Califórnia;
- John M. Martinis: com 67 anos, nasceu nos EUA e é professor da Universidade da Califórnia e Santa Bárbaba.
O que é o Prêmio Nobel?
Prêmio Nobel é um conjunto de seis prêmios internacionais anuais concedidos em várias categorias por instituições da Suécia ou da Noruega. Os vencedores são reconhecidos pelos trabalhadores nas áreas de:
- Medicina: segunda-feira, 6 de outubro
- Física: terça-feira, 7 de outubro
- Química: quarta-feira, 8 de outubro
- Literatura: quinta-feira, 9 de outubro
- Paz: sexta-feira, 10 de outubro
- Economia: segunda-feira, 13 de outubro
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia mais
7 erros que você deve evitar para não perder dinheiro na aposentadoria
Entenda a pesquisa que garantiu Nobel de Medicina para trio de imunologistas




