O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (30) que “seria um grande insulto” aos Estados Unidos caso ele não receba o Nobel da Paz. Na opinião do presidente americano, ele deveria receber o prêmio pela atuação dele nas guerras que acontecem mundo a fora.

Continua depois da publicidade

Trump fez o comentário durante uma reunião de oficiais militares de alto escalão do país americano. Ele disse, perguntando a si mesmo, se ele receberia o Prêmio Nobel, e respondeu, também a si próprio: “de jeito nenhum. Eles o darão a um sujeito que não fez absolutamente nada”.

A possibilidade foi levantada após o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmar que indicaria Trump ao prêmio se ele acabasse com a guerra na Ucrânia, na última quarta-feira (24). Na reunião desta terça, Trump foi perguntado sobre o interesse em ser indicado por Zelensky, e respondeu “por que não”.

Trump seria o quinto presidente dos Estado Unidos a receber a premiação, que reconhece quem contribui se forma significativa para a paz entre as nações do mundo, se fosse indicado e ganhasse. Antes dele, foram premiados Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e Barack Obama.

*Com informações do UOL e da CNN.

Continua depois da publicidade

Leia também

Hamas tem até quatro dias para responder plano de paz, afirma Trump

Trump impõe tarifa a novos produtos e relata enfraquecimento dos EUA; veja lista