O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, anunciou tarifas de 10% sobre madeira e 25% sobre armários e móveis. Ele afirma que as importações estão enfraquecendo a segurança nacional dos EUA, em comunicado nessa segunda-feira (29).
Continua depois da publicidade
A medida é a primeira de três setores, incluindo medicamentos e caminhões. O documento diz que as importações estariam enfraquecendo a economia dos EUA, levando ao fechamento de serrarias e a interrupções nas cadeias de suprimento.
Segundo o texto, as tarifas entram em vigor no dia 14 de outubro. Além disso, as alíquotas de produtos de madeira estofados subirão para 30% em 1º de janeiro, e para 50% no caso de armários de cozinha e gabinetes de banheiro importados.
Saiba quais produtos foram taxados
Estão entre os produtos taxados:
Continua depois da publicidade
- Madeira bruta: 10%
- Penteadeiras: 25%
- Armários de cozinha: 25%
- Gabinetes de banheiro: 25%
- Outros móveis estofados de madeira: 25%
Em publicação na rede social Truth Social, o presidente norte-americano falou sobre as tarifas.
“Na minha opinião, as ações desta proclamação irão, entre outras coisas, fortalecer as cadeias de suprimentos, reforçar a resiliência industrial, criar empregos de alta qualidade e aumentar a utilização da capacidade doméstica de produtos de madeira, de modo que os Estados Unidos possam satisfazer totalmente o consumo doméstico e, ao mesmo tempo, criar benefícios econômicos por meio do aumento das exportações”, escreveu Trump.
SC é líder nacional em exportação de madeira e móveis
Com alta de 6,6% no faturamento, Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 como líder nacional em exportação de madeira e móveis. Os produtos chegaram a mais de 100 destinos em todo mundo, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Foram 1,3 milhão de toneladas de produtos que renderam 668,7 milhões de dólares. O valor representa 37% das exportações brasileiras de madeira e 11,4% de toda a exportação catarinense no período.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina também foi líder nacional na exportação de móveis durante o primeiro semestre de 2025. O estado faturou 141,3 milhões de dólares. Conforme os dados, o Estado responde por quase um terço (32%) do faturamento com exportações de móveis em todo o Brasil.
Indústrias de madeiras e móveis de SC lideram demissões
Números do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na quarta-feira (27), trazem uma dura realidade para Santa Catarina.
Segundo os números analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Estado registrou um saldo negativo de 600 vagas formais nos setores de madeira e móveis no mês de julho.
Os dados representam o maior fechamento de vagas do país para os setores, como também a maior queda dentro da indústria catarinense no mês. Segundo o diretor de Relações Internacionais Evaldo Niehues Junior, esse resultado está associado, em parte, pelo aumento do cenário de incerteza econômica gerada com o anúncio do tarifaço específico ao Brasil.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Kássia Salles
**Com informações do g1, CNN e Folha
Leia mais
Indústrias de madeiras e móveis de SC lideram demissões no Brasil após tarifaço






