A história por trás da praia “xodó” dos gaúchos no Litoral Sul de Santa Catarina é ligada diretamente a uma família de músicos que passou pelo local no passado. Balneário Arroio do Silva tem 29 anos de emancipação, mas uma origem centenária.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Evidências arqueológicas e historiográficas mostram como era a ocupação indígena na costa atlântica catarinense. A população predominante da cidade há aproximadamente 5 mil anos eram os índios Carijós da nação Tupi-guarani. Pelo município já passou até Dom Pedro I. Isso se deu após a criação da primeira rota dos tropeiros no Brasil, em 1727. Já em 1728, com o início do caminho dos Conventos, o imperador passou alguns dias em Arroio do Silva.

No entanto, o nome “Arroio do Silva” está ligado à história da família Silva, a primeira a habitar o local no século XVIII, antes mesmo da sua povoação. Eles saíram do Rio Grande do Sul para morar em uma casa de campo às margens de uma corrente de água, que desembocava no mar, conhecida também como arroio.

— Eles eram uma família de músicos negros, que na época receberam a alforria antes da Lei Áurea e passaram a morar no local. Eles eram chamados para tocar em eventos de Araranguá. Como moravam perto de um arroio, o pessoal começou a chamar o local de arroio do seu Silva, por conta da família — explica o historiador Everaldo Scaini.

Continua depois da publicidade

Marilva Panata, moradora e pescadora que vive na praia, conta que por conta disso, antes mesmo da emancipação político-administrativa, todos chamavam a cidade pelo nome da família.

— O pessoal vinha para a praia e dizia “vamo lá no Arroio do Silva”, e foi se tornando comum — diz Marilva.

Desenvolvimento da infraestrutura local

Na década de 1930 mais famílias passaram a morar no local, em busca de peixes. Na época, pouco mais de 100 pessoas moravam no local. Aos poucos o Arroio do Silva foi se tornando um importante bairro de Araranguá com a construção de hotéis, comércio e estradas que ligavam a localidade aos centros urbanos. Já a luz elétrica chegou ao Arroio do Silva em 1952.

A cultura pesqueira foi fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. Atualmente, a pescaria segue presente, com varas de pesca, redes, e outras formas.

Continua depois da publicidade

Emancipação da cidade

Em 20 de setembro de 1988, contando com comércio e infraestrutura, o Arroio do Silva deixou de ser um bairro de Araranguá para se tornar um distrito. Poucos anos depois, em 29 de dezembro de 1925, foi aprovada pelos deputados estaduais a Lei n° 10.055, que emancipou o município de Balneário Arroio do Silva. O governador de Santa Catarina na época, Paulo Afonso Evangelista, sancionou a lei.

O primeiro prefeito eleito do município foi José Hélio Borges, conhecido como Juca Pescador, em 1996. De lá para cá, a população aumentou, atualmente contando com aproximadamente 17 mil moradores. A gastronomia é um dos grandes instrumentos econômicos da cidade, com mais de 40 empreendimentos localizados na praia.

Veja fotos antigas de Balneário Arroio do Silva

Leia também

Conheça a praia “xodó” dos gaúchos em Santa Catarina

A praia do Sul de SC que virou refúgio litorâneo para gaúchos e idosos