O que até então parecia uma oferta de emprego muito atrativa em Bangkok, na Tailândia, terminou no assassinato da modelo e cantora Bielorrússia Vera Kravtsova, de 26 anos, e em tráfico sexual e de órgãos em Mianmar. A investigação, com informações publicada pelo jornal britânico The Sun, aponta que ela teria sido enganada por uma quadrilha internacional.

Continua depois da publicidade

Vera, que já havia participado da edição bielorrussa do The Voice, aceitou uma proposta de emprego e foi enviada para Mianmar no dia 12 de setembro, de forma forçada, onde teria sido transformada em escrava. Relatos indicam que ela “foi mantida refém em um centro de golpes”. Segundo o site Mash, ela precisava “ser bonita, servir seus mestres e enganar pessoas ricas”.

Depois de perder clientes e diminuir os ganhos, Vera teria desaparecido. A família ainda foi vítima de chantagem, quando foi informada, algumas semanas depois, que a jovem havia sido encontrada morta. Para ter o corpo de volta, os familiares teriam que pagar cerca de 500 mil dólares, segundo o jornal. A família, então, negou o pagamento, e recebeu como resposta que o corpo havia sido cremado.

Brasileiros vítimas de aliciamento por propostas falsas de emprego

Casos parecidos já aconteceram com os brasileiros Luckas Viana dos Santos e Phelipe de Moura Ferreira, que revelaram, no início de 2025, que também receberam propostas falsas de emprego na Tailândia e foram enviados para Mianmar.

No caso deles, Luckas e Phelipe de Moura Ferreira foram levados para trabalharem em call centers com golpes financeiros em condições análogas à escravidão. As vítimas, segundo relatos, são forçadas a entregar os passaportes e têm seus celulares confiscados para não pedirem ajuda.

Continua depois da publicidade

Tanto homens quanto mulheres são submetidos a tortura e extorsão. Caso não façam o que é mandado, são ameaços de prostituição e até de terem seus órgãos roubados, caso não cumpram metas.

Veja fotos de Vera

*Com informações da Revista Monet, da Globo

Leia também

Descoberto esquema milionário de lavagem de dinheiro entre cidades de SC e RS

Polícia Federal cumpre mandados de operação contra metanol em SC