É de Santa Catarina uma máquina lançada durante a Febratex 2022 para competir com equipamentos da Europa ou da Ásia e atender clientes da América Latina. A pomerodense Delta apresentou ao mercado uma máquina têxtil capaz de automatizar uma série de processos da indústria da moda.
Continua depois da publicidade
O produto é gigante e o custo é milionário.
Entre no grupo de WhatsApp do Santa e receba notícia do Vale do Itajaí
Fábio Kreutzfeld, CEO da empresa, conta que em 2015 a fabricante brasileira do equipamento fechou. Surgia ali uma oportunidade de negócio, uma vez que a Delta já fazia acessórios para a máquina. Levou três anos até o desenvolvimento e a Rama chegar ao mercado na maior feira do setor no Brasil.
— Nos últimos anos a indústria optou pela importação de máquinas da Europa ou da Ásia. Decidimos avançar com a nossa solução nacional que está alinhada com as particularidades tecnológicas e necessidades da indústria têxtil do continente — frisa.
Continua depois da publicidade
Nesta edição da Febratex a empresa esperava por interessados da Argentina.
A máquina pode chegar a até 50 metros de comprimento quando unidos todos os módulos. O preço fica na casa de R$ 5 milhões. Cada uma leva cerca de oito meses para ficar pronta.
—É uma máquina que depois de processados os tecidos, entrega todos os dados para gerenciamento, como volume produzido, eficiência da máquina, para que a indústria passe cada vez mais produtiva e competitiva — diz Kreutzfeld.
A Febratex 2022
A Feira Brasileira da Indústria Têxtil (Febratex) começou na terça-feira (23) e termina nesta sexta (26). Somente nos três primeiros dias, o evento recebeu cerca de 40 mil visitantes. Essa edição teve 20% a mais de expositores em relação a 2018.
Os quatro setores da Vila Germânica foram ocupados, setores criados precisaram ser criados na área externa e até mesmo o Ginásio Galegão foi incorporado.
Continua depois da publicidade
Os números positivos impulsionaram a rede hoteleira de Blumenau. A ocupação chegou a patamares pré-pandemia vistos em épocas de Oktoberfest, na casa dos 90%. É o que aponta o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (Sihorbs).
Leia também
Empresa usa realidade aumentada para projetar no celular construção de edifício
Grandes empresas de Blumenau que foram vendidas e o que aconteceu com elas
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido