As baixas temperaturas, umidade no interior das residências maior que no exterior e hábitos costumeiros do inverno podem favorecer o acúmulo de mofo e poeira. Com janelas e portas fechadas por causa do frio, vento ou fumaça, a falta de ventilação nos ambientes internos favorece a proliferação dos fungos que formam o mofo. Por isso, veja como limpar o mofo de acordo com cada tipo de superfície.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é mofo?
O mofo é um aglomerado de fungos microscópicos que crescem em ambientes úmidos e mal ventilados. Ele se manifesta como manchas escuras, brancas, amarelas e texturas aveludadas em superfícies como paredes, tetos, pisos e até roupas, bolsas e sapatos.
Continua depois da publicidade
Quando os fungos se reproduzem, libertam milhares de esporos, que são partículas leves que podem ser transportadas pelo vento, água ou animais. Quando os esporos pousam numa superfície adequada, começam a formar os primeiros filamentos do novo mofo.
É importante atentar-se ao acúmulo de mofo nas paredes e móveis de casa pois são prejudiciais à saúde. Pessoas que sofrem com asma, sinusite, e rinite podem ter sintomas agravados por conta do mofo. A sócia-fundadora e COO da AHOY!, Manoela Lira Reis, que atua no segmento de limpeza há mais de três anos, destacou pontos de atenção na prevenção e cuidado de áreas antigas pelo mofo.
— Nesta época do ano, as diaristas da AHOY! trazem bastante relatos sobre encontrar mofo nos imóveis, mas com dicas simples, o problema pode ser resolvido com segurança e evitado facilmente —, ressalta.
Continua depois da publicidade
Causas do mofo
Há três principais causas para a formação do mofo:
- Umidade excessiva: fugas de encanamentos, infiltrações e falta de ventilação em áreas como banheiros e cozinhas são motivos comuns de acúmulo de umidade;
- Ventilação inadequada: a falta de circulação de ar permite que a umidade se acumule e, assim, os fungos se desenvolvam;
- Materiais orgânicos: o mofo se alimenta de materiais orgânicos como papel, madeira e tecidos.
Como limpar o mofo
É importante remover o mofo corretamente para evitar problemas de saúde e reduzir as circunstâncias que causem a recorrência desses fungos. Veja como limpar o mofo conforme cada superfície:
- Proteja-se: use luvas e máscara para evitar o contato direto com esporos de mofo;
- Limpe as superfícies: para limpar superfícies não porosas, como vidro e azulejos, utilize uma solução de água e sabão ou um produto antifúngico. Para superfícies porosas, como madeira e paredes, pode ser necessário usar uma solução de água, vinagre e bicarbonato. Ou alvejante sem combinar com outras substânbcias;
- Remova e substitua materiais contaminados: se o mofo tiver contaminado materiais como carpete, drywall ou isolamento, a substituição pode ser necessária. A limpeza pode não ser suficiente para remover o mofo desses materiais;
- Descarte itens contaminados corretamente: itens afetados pelo mofo devem ser descartados com segurança, seguindo as diretrizes locais para resíduos contaminados;
- Desumidifique e ventile: após a limpeza, mantenha o ambiente seco e bem ventilado para prevenir o retorno do mofo.
Continua depois da publicidade
Como limpar mofo em roupas e sapatos
Para fazer a remoção do mofo de roupas e calçados, deve-se prestar atenção no tecido e material da peça. Para cada tipo um cuidado diferente deve ser tomado. Mas a dica para a secagem é a mesma: deixe a roupa secar no sol.
Para roupas brancas, use a proporção de um litro de água sanitária e uma xícara de chá de açúcar e aplique a mistura na área afetada até que a mancha desapareça. Outras peças podem ser deixadas de molho por cerca de 1h na mistura de água e vinagre branco, utilizando a proporção de ½ xícara de vinagre branco para 2 litros de água.
Bicarbonato de sódio também pode ser utilizado como aliado contra o mofo em peças com manchas mais resistentes. A dosagem é de 1 colher de chá de bicarbonato para 1 litro de água quente.
Continua depois da publicidade
Segurança durante ao limpar o mofo
Segundo Manoela, um dos produtos mais comuns utilizados no dia a dia para a remoção de mofo é a água sanitária. No entanto, ela ressalta que, embora eficaz, este produto apresenta riscos à saúde e deve ser manuseado com extrema cautela,
— Temos visto diversos relatos de acidentes durante a utilização do produto para a limpeza do mofo — relata.
O uso indevido de produtos para a limpeza de mofo pode levar à uma intoxicação, reações alérgicas, contaminação do meio ambiente e lesões na pele e no sistema respiratório. É importante seguir as recomendações de segurança, como usar luvas, evitar a inalação dos vapores e garantir uma boa ventilação no local, a fim de minimizar os possíveis efeitos nocivos.
Continua depois da publicidade
Além disso, é fundamental nunca misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza, especialmente os que contêm amoníaco ou ácidos, como desentupidores. A combinação pode liberar gases tóxicos, perigosos à saúde. Para garantir uma limpeza segura e eficaz, deve-se sempre usar a água sanitária de forma isolada e em locais bem ventilados, seguindo rigorosamente as instruções de uso indicadas no rótulo.
Como prevenir o mofo?
Prevenir o mofo é mais fácil do que lidar com ele depois que aparece. Veja as dicas da especialista da AHOY!, Manoela Lira Reis:
- Deixar as janelas abertas por algumas horas do dia para que os fungos não surjam;
- Aumentar a circulação de ar em todos os cômodos, deixando as portas e janelas abertas, pela manhã ou no fim do dia;
- Abrir as portas e gavetas dos armários para ventilar o interior;
- Permitir a iluminação solar nos ambientes, pois é um mecanismo contra a umidade;
- Apostar em plantas que absorvem a umidade. Ex. Hera, palmeira de bambu, cataléia, samambaia, lírio da paz e várias outras.
- Controle a umidade: utilize desumidificadores e mantenha a umidade relativa do ar abaixo de 60%. Em áreas propensas a mofo, como banheiros, isso é especialmente importante;
- Repare vazamentos: conserte qualquer vazamento em encanamentos, telhados ou paredes para evitar a acúmulo de água;
- Mantenha a limpeza regular: realize limpeza das áreas propensas ao mofo. O acúmulo de sujeira e umidade pode facilitar o crescimento de fungos;
- Use produtos antimofo: produtos especializados podem ajudar a prevenir o crescimento de mofo. Manoela sugere o uso de sprays antimofo em áreas que têm histórico de umidade.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como limpar air fryer e dicas para manter o desempenho por mais tempo
Será que chegou a hora de limpar o copo térmico ou a garrafa de água?
Daltônicos são menos “frescurentos” com comida; entenda o motivo







