O mês de abril deste ano registrou o menor número de homicídios da série histórica de Santa Catarina, com 29 casos. Os dados são do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O número representa uma queda de 31% em comparação com 2008, primeiro ano de registro, quando foram 42 homicídios. O ano com maior número foi 2018, com 77 mortes violentas, ainda segundo o relatório.

Quedas no primeiro trimestre de 2025

Abril reforça a tendência registrada no primeiro trimestre de 2025, quando Santa Catarina já havia apresentado quedas nos principais indicadores criminais.

No acumulado dos três primeiros meses do ano, houve redução de 17,9% nos homicídios, queda de 50% nos feminicídios e 62,5% a menos em casos de lesão corporal seguida de morte, em relação ao mesmo período de 2024. Outros crimes também recuaram no trimestre: roubos tiveram uma redução de 12,26%, furtos queda de 4,74% e crimes contra instituições financeiras apresentaram queda de quase 59%, com sete ocorrências registradas — todos comparados com o mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

— Esses resultados refletem o trabalho diário, integrado e comprometido das nossas forças de segurança, aliado ao uso estratégico da inteligência e da tecnologia. Proteger vidas é nossa missão mais nobre e cada homicídio a menos representa um avanço que devemos comemorar e manter — diz o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Lei que libera a caça de javalis em Santa Catarina está na mira do STF

O cardeal que foi de coroinha no interior de SC a um dos favoritos para suceder o papa