A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro 2026 com a apuração realizada nesta quarta-feira (18). A escola ficou em último lugar no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua depois da publicidade

A escola recebeu apenas duas notas 10 ao longo da apuração, no ano em que estreou na elite do carnaval. A Acadêmicos de Niterói desfilou no domingo (15), contando a história de Lula desde a infância no Nordeste até a chegada dele na Presidência da República.

A escola teve problemas na dispersão, com alegorias presas na saída da avenida. Com isso, houve correria e a alegoria continuou na avenida mesmo após o término do desfile, o que teria prejudicado a escola seguinte, segundo a Imperatriz.

Veja imagens do desfile

Desfile foi questionado na Justiça

O desfile foi alvo de pelo menos 10 ações judiciais e representações no Ministério Público e no TCU que tentaram impedir o desfile ou suspender e reverter repasses de recursos públicos. As iniciativas alegavam que trechos do samba e da apresentação configurariam propaganda eleitoral antecipada do presidente Lula. Também houve pedidos para barrar a presença do presidente na Marquês de Sapucaí e para restringir manifestações consideradas ataques a adversários.

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira (12), o TSE negou uma liminar que pedia a proibição do desfile. Ministros do tribunal, porém, alertaram que eventuais condutas na Avenida poderiam ser analisadas posteriormente e resultar em punições.