Apesar do decreto que proíbe o uso de patinetes elétricos por adolescentes menores de 16 anos em Balneário Camboriú, um acidente grave na terça-feira (19) deixou um jovem de 15 anos e outro homem não identificado feridos. O garoto conduzia um patinete elétrico pela faixa de pedestres quando teria sido atingido pelo motociclista, mostraram imagens.

Continua depois da publicidade

Conforme informações dos bombeiros militares, o rapaz estava sem capacete, inconsciente e com sinais claros de traumatismo craniano, além de suspeita de fraturas. Ele foi levado ao Hospital da Unimed. O outro envolvido também se machucou com gravidade e foi levado ao Hospital Ruth Cardoso com suspeita de fratura na perna, acrescentou a Guarda de Trânsito.

Os agentes tiveram de interferir no tráfego, já que o acidente interferiu no cruzamento no começo da tarde. O estado de saúde das vítimas não foi atualizado até a publicação deste texto.

Na semana passada, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), assinou um decreto que proíbe adolescentes menores de 16 anos de conduzirem patinetes elétricos, bicicletas motorizadas ou outros meios de transporte individuais com motor próprio em vias públicas da cidade.

A fiscalização é feita pela Autarquia Municipal de Trânsito, a BC Trânsito, que pode emitir normas, aplicar multas e realizar remoções e apreensões. O documento também coloca 20 km/h como a velocidade máxima permitida para circular com patinetes elétricos ou equipamentos similares em vias públicas, ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Veja outras regras:

Continua depois da publicidade

  • Uso de indicador ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade;
  • Campainha;
  • Uso de sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral), incorporadas ao equipamento;
  • Utilização de luz dianteira acesa durante o dia e, obrigatoriamente, à noite;
  • Uso de capacete de proteção, tanto pelo condutor quanto pelo passageiro.

Leia mais

Filha de costureira transforma golpe sofrido pela mãe em oportunidade de negócio em Blumenau