Um homem de 43 anos foi preso após tentar enforcar um policial de folga devido a um acidente de trânsito entre os dois em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu na noite de sábado (12), no bairro Ilha da Figueira. A filha menor de idade do homem presenciou parte da briga após ouvir disparos de arma de fogo no local e foi a responsável por acionar a PM.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h33min até a Rua Manoel Celso Pitz para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo. No local, os agentes encontraram um policial fardado, em horário de folga, que solicitou apoio da equipe para conter um homem que tentou enforcá-lo após um acidente de trânsito. 

Caso aconteceu em Jaraguá do Sul

O agente relatou que dirigia pela Rua Carlos Oeschler, sentido Guaramirim, quando um veículo colidiu contra a traseira do seu carro, fazendo com que virasse na via e ficasse no sentido contrário, além de acertar um terceiro automóvel.

Continua depois da publicidade

Segundo o policial, ele religou o carro e seguiu o responsável pela batida que fugiu do local dirigindo uma caminhonete. Ao identificar a rua que o homem entrou, ele localizou o suspeito e o veículo em frente a uma residência e realizou a abordagem.

Menina sofre tentativa de estupro em plena luz do dia em Jaraguá do Sul

Ainda de acordo com o oficial de folga, o suspeito de 43 anos estava visivelmente alterado e não acatou as ordens. Neste momento, o homem tentou entrar na residência, para fugir da ação, mas o policial tentou segurar o suspeito, utilizando técnicas de controle de contato, pois era um caso de delito em flagrante.

No entanto, o condutor da caminhonete se desvencilhou e não respeitou nenhuma das ordens. Assim, o policial não conseguia acionar outras viaturas para ter o apoio necessário para registrar o boletim de ocorrência. 

Policial tentou conter o homem com disparos

Conforme registrado no relatório oficial, em determinado momento da confusão, o suspeito teria feito menção de agredir o policial. O agente relatou que não tinha nenhum outro meio para conter o homem, que estava alterado e tinha um porte físico superior ao dele.

Continua depois da publicidade

Sozinho na ação e sem tempo suficiente para acionar apoio, o agente decidiu realizar um primeiro disparo na linha da cintura para baixo, que não surtiu efeito, e realizou um segundo disparo, acertando a perna do homem. 

Segundo o agente, o suspeito continuou agressivo e então utilizou novamente técnicas de controle físico contra o homem. Neste momento, o condutor da caminhonete tentou enforcar o policial com a própria farda, deixando lesões em seu pescoço. Depois, o oficial conseguiu conter o homem aplicando um “mata-leão”, incapacitando-o temporariamente.

De acordo com as informações oficiais, a filha menor de idade do suspeito apareceu após ouvir os disparos e o policial solicitou que ela acionasse o 190 para enviar apoio até o local. O Corpo de Bombeiros Voluntários também foi chamado até o local para prestar atendimento.

Ainda, o agente tentou aplicar um torniquete na perna do homem, já que não sabia a profundidade do ferimento, mas o suspeito recusou, se levantando e  proferindo diversos xingamentos contra o policial, fazendo ameaças de morte.

Continua depois da publicidade

Quando as equipes policiais chegaram, o homem foi algemado. O Corpo de Bombeiros Voluntários também chegou ao local e prestou o atendimento médico ao ferido.

Segundo a PM, era possível notar forte odor de álcool exalando do suspeito. Em buscas na caminhonete envolvida no acidente, foi encontrada uma garrafa de whisky parcialmente consumida e um cooler com diversas garrafas de cervejas consumidas.

Menor de idade presenciou parte da ação

Aos policiais, a filha do suspeito relatou que presenciou a ação após ouvir os disparos de arma de fogo e viu o pai em luta corporal com o agente da PM. Ela também informou que o pai estava tratando um problema de alcoolismo, tomando medicamentos e fazendo tratamento. A versão foi confirmada pela ex-mulher do suspeito, que foi até o local buscar a filha após o acionamento do conselho tutelar. 

No local, os bombeiros prestaram atendimento pré-hospitalar ao homem, que estava estável e fora de risco. Encaminhado ao Hospital São José, o suspeito foi liberado após exames. Ainda, o homem recusou o teste do bafômetro. 

Continua depois da publicidade

Assim, foi realizado o auto de constatação de alteração psicomotora, já que o suspeito apresentava mais de dois sinais de embriaguez e estava conduzindo um automóvel. Quando questionado sobre a ação, o homem se manteve em silêncio.

Ao fim da ação, o condutor da caminhonete foi encaminhado para a delegacia. A Polícia Científica também foi acionada para realizar o exame de corpo de delito em todos os envolvidos.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Duas crianças levam choque ao tocarem em poste de luz em Guaramirim

Quem era o jovem pai que morreu ao sair para beber com amigos em SC