A Justiça Federal aprovou oficialmente o acordo com o Ministério Público Federal (MPF) que autoriza a continuidade do licenciamento da Marina da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).
Continua depois da publicidade
Durante audiência realizada na tarde desta sexta-feira (13), na 6ª Vara Federal da Capital, o MPF encaminhou à administração municipal um pedido de esclarecimentos sobre alguns pontos do processo de licenciamento ambiental, mas reconheceu que a competência para o licenciamento é do órgão estadual.
A Prefeitura de Florianópolis (PMF) apresentou uma petição em resposta aos questionamentos, manifestando interesse em avançar para uma solução consensual. A administração municipal se comprometeu a atender às exigências do IMA e aos itens indicados pelo MPF no processo.
O MPF concordou em fazer alterações na minuta apresentada pela PMF e propôs um acordo de conciliação, aceito pela prefeitura, o que viabiliza a retomada do licenciamento de forma considerada segura.
Segundo a prefeitura, o município responderá às questões técnicas levantadas pelo MPF e pelo IMA.
Continua depois da publicidade
O IMA terá prazo de dez dias para responder aos questionamentos técnicos feitos pelo MPF.
O que diz o IMA/SC
Em nota, o órgão ambiental afirmou que responderá aos questionamentos técnicos levantados pelo MPF, relacionados ao processo de licenciamento ambiental, e que, paralelamente, dará continuidade à avaliação do processo. Para isso, encaminhará à Prefeitura Municipal e à consultoria ambiental responsável pelo projeto a solicitação de complementações técnicas necessárias ao prosseguimento da análise.
O órgão ressaltou ainda que não há um cronograma definitivo para a conclusão do licenciamento, uma vez que o andamento depende diretamente da entrega e da qualidade técnica dos documentos complementares apresentados pelo solicitante da licença.
A homologação desta sexta-feira foi presidida pelo juiz Marcelo Krás Borges. O ato contou com a presença do procurador da República Walmor Alves Moreira, representando o MPF, do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de representantes das partes envolvidas e da comunidade.
Leia a nota na íntegra
“O Instituto do Meio Ambiente (IMA) responderá aos questionamentos técnicos levantados pelo Ministério Público Federal (MPF) relacionados ao processo de licenciamento ambiental, e paralelamente, dará continuidade à avaliação do processo, encaminhando à Prefeitura Municipal e à consultoria ambiental responsável pelo projeto solicitação de complementações técnicas necessárias para o prosseguimento da análise.
Continua depois da publicidade
Após o recebimento dessas complementações, a equipe técnica do IMA realizará uma nova avaliação do processo. Ressalta-se que ainda não há um cronograma definitivo para a conclusão do licenciamento, visto que o andamento depende diretamente da entrega e da qualidade técnica dos documentos complementares apresentados pelo solicitante da licença.
Assim que toda a documentação estiver completa, o IMA dará seguimento às próximas etapas, observando os prazos legais previstos para cada fase do licenciamento”.
*Sob supervisão de Ingrid Marques
Leia também
Quando deve ficar pronta etapa de parque em local de antigo porto de Joinville
Aeroporto de Navegantes passa por mudança de nome em meio à venda milionária