Henrique Pereira Bastos foi absolvido das acusações de homicídio qualificado — com dois agravantes — após se envolver em um acidente que causou a morte do motociclista Henrique Brun Freire em fevereiro de 2024. O tribunal do júri foi realizado nesta terça-feira (9), em Joinville, e um alvará de soltura já foi expedido.
Continua depois da publicidade
Segundo a defesa do réu, o tribunal reconheceu que não houve intenção em ceifar a vida do motociclista. “Após mais de 500 dias de prisão preventiva, o júri reconheceu a versão da defesa e concluiu que não houve intenção de matar, decidindo pela absolvição de Henrique Bastos”, declarou a advogada de defesa Aparecida Jesus.
Veja fotos do caso
O que defesa alegou no júri
A defesa indicou que o caso se tratava de um acidente de trânsito, sem intenção de provocar a morte de Henrique Brun Freire. Durante o julgamento, os advogados apresentaram imagens de câmeras de segurança para sustentar que o réu havia sido perseguido pela vítima.
“O que ocorreu foi uma tentativa desesperada de escapar de uma perseguição injusta. Justiça não é vingança, e hoje prevaleceu o direito”, disse a advogada.
Após mais de 500 dias de prisão preventiva, um alvará de soltura foi expedido nesta terça após a decisão do Tribunal do Júri. De acordo com a defesa, Henrique Pereira Bastos agradeceu o apoio recebido e reforçou seu respeito à dor da família enlutada.
Continua depois da publicidade
Morte do motociclista
O acidente que vitimou o motociclista Henrique Brun Freire aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2024. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), na época, o condutor do carro bateu na traseira da moto e atingiu o motociclista, que caiu próximo a outro veículo estacionado na lateral da rua Pavão e morreu ainda no local.
Na época, o delegado Eduardo Defaveri afirmou que o caso era investigado como homicídio doloso, quando há intenção de matar. A motivação do crime teria sido uma briga de trânsito.
Henrique Pereira Bastos fugiu do local após a colisão, mas foi encontrado e preso em flagrante na noite do dia 8 de fevereiro na mesma região onde aconteceu o atropelamento.
Veja o momento do atropelamento
Leia também
Família de motociclista atropelado e morto pede justiça em início de júri em Joinville
Continua depois da publicidade
Acusado de atropelar e matar motociclista vai a júri popular em Joinville
Homem que atropelou e matou motociclista após briga de trânsito é preso em Joinville



