Um homem foi condenado a 26 anos e oito meses de prisão por tentar matar a ex-companheira em Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O crime aconteceu em 18 de março de 2024, quando a vítima caminhava para o trabalho e foi surpreendida pelo agressor na rua João Paulo I.
Continua depois da publicidade
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o homem não aceitava o fim do relacionamento de 23 anos. Ele atacou a vítima com um facão e só não a matou porque ela fingiu estar morta. Mesmo assim, ela sofreu múltiplas feridas pelo corpo.
Na data do crime, o réu estava proibido por decisão judicial de se aproximar da mulher, mas descumpriu a medida protetiva. Como o fato ocorreu antes da vigência da nova Lei do Feminicídio, o julgamento foi feito com base nas regras antigas, que tratavam a violência doméstica como qualificadora do homicídio.
O caso foi levado ao Tribunal do Júri na semana passada, e os jurados aceitaram integralmente a acusação do MPSC. Eles reconheceram que houve motivo fútil, uso de meio cruel e que a vítima teve sua defesa dificultada. O réu seguirá preso e não poderá recorrer em liberdade.
O homem também foi condenado a um mês e 23 dias de detenção por ameaça, já que enviou mensagens à filha dizendo o que pretendia fazer antes de atacar a mãe dela.
Continua depois da publicidade
