A cidade de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, enfrentou problemas provocados por uma chuva intensa na noite desta segunda-feira (29). Segundo a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, foram registrados 54 milímetros de chuva em menos de uma hora, volume suficiente para gerar transtornos pontuais no município.
Continua depois da publicidade
O elevado volume de água causou inundação localizada, desabamento de um muro, transbordamento de bueiros e a entrada de água em quatro residências. Duas vias no interior da cidade precisaram ser interditadas temporariamente, sendo liberadas após a normalização da situação. Além disso, uma propriedade rural registrou danos em uma estufa, atingida pelas chuvas.
Fotos mostram dimensão dos estragos causados pela chuva em Faxinal dos Guedes
Durante o atendimento das ocorrências, a Casan precisou interromper temporariamente o sistema de captação de água, já que as bombas ficaram submersas devido à elevação do nível da água. As equipes técnicas acompanharam a operação para garantir a segurança e o restabelecimento do serviço.
De acordo com o levantamento da COMPDEC, não foram registrados danos adicionais significativos após o pico do evento. Não houve necessidade de abertura de abrigos, solicitação de Itens de Assistência Humanitária (IAH) ou emissão de decreto de situação de emergência. Também não foram registrados desabrigados ou desalojados.
Continua depois da publicidade
Nos demais municípios da Regional de Xanxerê, o fenômeno foi observado de forma pontual, sem ocorrência de transtornos relevantes.
A Defesa Civil Municipal de Faxinal dos Guedes e a Regional de Xanxerê seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas, alertando a população para possíveis novos episódios de chuva intensa e destacando a importância de atenção às áreas críticas, especialmente durante eventos de precipitação rápida.








