nsc
santa

ENCHENTE NO VALE

Ainda em situação de enchente, Timbó foi "pega de surpresa" com chuva intensa, diz prefeito

Jorge Krüger pontuou a solidariedade e a força de superação da população

22/01/2021 - 10h52 - Atualizada em: 22/01/2021 - 12h22

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
enchente Ruas ficaram tomadas pelas águas do Rio Benedito nesta quinta-feira (21)
Ruas ficaram tomadas pelas águas do Rio Benedito nesta quinta-feira (21)
(Foto: )

Timbó, ainda em situação de enchente, foi “pega de surpresa” com a chuva forte que caiu na noite desta quarta-feira (20) e que continuou até a quinta, segundo o prefeito Jorge Krüger (PP). O evento climático fez com que o nível do Rio Benedito — que corta a cidade — subisse rapidamente e atingisse ruas e casas, deixando famílias desabrigadas. 

Às 11h o nível do Rio Benedito marcava 6,49 metros na cidade, 1,4 metros a menos do que o maior número registrado na noite de quinta-feira (21). Desde o domingo (17), a cidade acumulou 350 milímetros de chuva e não via tais condições acontecerem desde 2015.

> Receba todas as notícias de Timbó e região em seu WhatsApp. Clique aqui

— Fomos pegos de surpresa porque a chuva caiu com muita velocidade na noite de quarta-feira e isso impactou diretamente no município —, disse o prefeito.

A elevação do rio chegou a alcançar os 7,89 metros na noite de quinta-feira. Quando o nível chega a 6,40 metros, alguns pontos da cidade já começam a ser tomados pela água.

— Desde o primeiro momento efetivamos nosso comitê de crise para que conseguíssemos fazer frente às adversidades que pudessem acontecer. Conseguimos rapidamente ativar os abrigos para que as 70 famílias atingidas tivessem para onde levar os móveis — afirmou Krüger.

Na manhã desta sexta-feira (22), três famílias continuavam em um dos abrigos montados, o da Escola de Educação Básica Maurício Germer. De acordo com as informações da Defesa Civil, muitas pessoas conseguiram acolher os vizinhos e prestar ajuda às vítimas atingidas pela água.

— A palavra de ordem sempre tem que ser solidariedade e superação. Não temos dúvidas que vamos superar —.

A cidade ainda está em alerta, já que o nível do rio não baixou o suficiente e a previsão para os próximos dias é de que continue chovendo, mas de forma isolada em alguns momentos do dia.

enchente em timbó rua peróba
Rua Peróba, em Timbó, nesta quinta-feira (21)
(Foto: )
enchente em timbó rio benedito nível
O Rio Benedito chegou a marcar 7,82 metros
(Foto: )

Situação em Blumenau

Em Blumenau a cidade não chegou a registrar enchente, apenas alguns pontos de alagamento nas ruas. Mesmo assim, devido ao grande número de deslizamentos registrados pela Defesa Civil, 106 até a manhã desta sexta-feira, a cidade chegou a ativar abrigos.

O nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, caiu 54 centímetros nas últimas dez horas. O índice estabilizou por volta das 21h, depois de mais de um dia seguido de elevação, e entrou em discreta diminuição desde as 23h. Mesmo assim, o nível ainda está em 6,47 metros, às 7h, o que mantém a cidade na condição laranja do protocolo da Defesa Civil, que é o estado de alerta.

Colunistas