nsc
santa

Chuvas no Vale

Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau cai, mas previsão do tempo mantém alerta

A Defesa Civil registrou 106 deslizamentos de terra até a manhã desta sexta-feira (22)

22/01/2021 - 06h36 - Atualizada em: 22/01/2021 - 18h41

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
O Rio Itajaí-Açú, em Blumenau, segue em estado de alerta.
O Rio Itajaí-Açú, em Blumenau, segue em estado de alerta.
(Foto: )

O nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, caiu 34 centímetros nas últimas oito horas. O índice estabilizou por volta das 21h, depois de mais de um dia seguido de elevação, e entrou em discreta diminuição desde as 23h. Mesmo assim, o nível ainda está em 6,47 metros, às 7h, o que mantém a cidade na condição laranja do protocolo da Defesa Civil, que é o estado de alerta.

Atualização: às 16h desta sexta-feira (22) o sensor saiu do ar e a cidade ficou sem medição oficial do nível do Rio Itajaí-Açu. O último índice marcava 5,96 metros.

> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

Nesta quinta-feira (21) a prefeitura chegou a convocar pela primeira vez o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac), formado por órgãos de segurança e secretarias. O município também alertou moradores de áreas de cotas mais baixas de enchente e ativou dois abrigos, no Morro da Companhia e no Garcia. Como o Itajaí-Açu não subiu acima do esperado, nenhuma família precisou de atendimento.

A previsão do tempo, porém, mantém a preocupação com o tempo instável para o Médio Vale do Itajaí já que ainda existe um sistema de baixa pressão sobre a região. Isso faz com que continue chovendo durante esta sexta-feira (22) com intensidade moderada. Já no sábado (23), o céu vai ficar encoberto durante o dia e pode chover apenas em alguns pontos.

Na manhã desta sexta-feira (22), 167 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Blumenau, devido à chuva constante. Destas, 106 eram deslizamentos de terra, 22 quedas de árvores, 33 análises de risco e seis alagamentos. Desde o domingo (17) a cidade registrou 160 milímetros de chuva. Vale lembrar que a média esperada para o mês inteiro era de 183 milímetros.

Rio Benedito

O Rio Benedito causou estragos nesta quinta-feira (21) em pelo menos três cidades por onde ele passa. Timbó, Benedito Novo e Rodeio precisaram ativar abrigos para que as pessoas pudessem levar os pertences. Em Benedito Novo, cerca de 50 residências foram atingidas pela água e em Rodeio, 10. Timbó não confirmou o número.

O nível do rio em Timbó nesta manhã também diminui e na última medição oficial feita às 7h, marcava 6,94 metros. A estabilização começou por volta das 23h, e diminuiu a partir deste horário. O rio chegou a alcançar os 7,52 metros, mas até a manhã desta sexta-feira ele já estava com 58 centímetros a menos.

Em Timbó a água do Rio Benedito invadiu as ruas da cidade. enchente
Em Timbó a água do Rio Benedito invadiu as ruas da cidade.
(Foto: )

Colunistas