Joinville apresentou nesta terça-feira (2) o programa Trilhas da Educação, novo formato de contraturno educacional que começa a funcionar a partir deste semestre para os alunos da rede municipal. O evento de lançamento aconteceu durante a manhã no auditório da Faculdade Senac.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A principal mudança será para alunos dos anos finais do ensino fundamental. O programa vai oferecer, no contraturno escolar, quatro aulas diárias a mais, preparadas de acordo com a faixa etária do estudante, em áreas como tecnologia, culinária e artes, além de oficinas de empreendedorismo e bem estar.

— É uma oportunidade única para os nossos alunos terem outras perspectivas para a vida deles. Eles vão aprender coisas que vão enriquecê-los tanto no nível pessoal, quanto no nível profissional. O que queremos é que consigam a vocação deles a partir dessas experiências variadas — explicou o secretário da educação, Diego Calegari, à NSC TV.

Todas as atividades serão oferecidades gratuitamente, com as aulas realizadas em insituições de ensino parceiras. Nesta terça-feira, 200 alunos de três escolas municipais do bairro Vila Nova já começaram as atividades com o primeiro parceiro do programa, a Faculdade Senac Joinville.

Continua depois da publicidade

— O programa abre novos horizontes. Você tira essas crianças do seu local de origem, faz com que convivam com outros jovens, conheçam outras realidades e tenham contato com colegas de outras escolas, com outras experiências. Isso acaba ampliando muito a visão de mundo deles e as possibilidades que eles passam a ter pra construção de um futuro de sucesso — comentou o diretor do Senac, Ronaldo Ribeiro.

As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, com 3 horas e 20 minutos de duração para grupos de alunos de 6º ao 9º ano. Alem disso, todos os estudantes receberão transporte no trajeto entre a escola e a instituição.

Leia também:

Por que próximo concurso da prefeitura de Joinville será para a educação

Joinville tem edital de R$ 18 milhões para compra de vagas em creches privadas

Curso gratuito de programação de jogos tem vagas abertas em SC; saiba como se inscrever