Jaque Z. Brandt, de 36 anos, venceu um episódio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado. Segundo ela, o marido Iuri foi uma das pessoas que ajudaram a salvar a vida dela. Depois de escrever um livro sobre a luta após o AVC, Jaque decidiu publicar uma música romântica, guardada há muito tempo, homenageando o marido.
Continua depois da publicidade
Natural de Timbó, em Santa Catarina, Jaque sempre esteve em dia com os exames, tendo uma vida saudável. Cercada de músicas, brincadeiras, alegria e amor desde criança, Brandt conheceu outro lado da vida quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVC-H) no ano passado.
Em setembro de 2024, em uma viagem de férias com a família, Jaque começou a sentir dores fortes após sair de um avião.
— Foi tudo muito rápido. Eu estava me sentindo bem durante toda a viagem, sem qualquer sintoma. Quando pousamos no Aeroporto de Navegantes, me veio uma dor de cabeça súbita e intensa sem motivo aparente. Foi a pior dor de cabeça que senti na vida. Nunca havia sentido algo parecido antes — revelou.
Após tomar um medicamento para a dor que não teve efeito, Jaque conta que foi levada até o hospital da cidade em uma ambulância e começou a ter sintomas mais graves. Entretanto, a equipe médica não identificou o episódio de AVC.
Continua depois da publicidade
Influenciadora catarinense usa humor para falar de maternidade com leveza
— Nesse hospital de Navegantes, eu comecei com sintomas de vômito, da fala embolada/enrolada e comecei a perder os movimentos do lado esquerdo do corpo. Mas eles não identificaram que era um AVC— revelou Jaque.
Amor que cura
Jaque conta que foi o esposo, Iuri, que precisou insistir para convencer o médico de plantão a ligar para um hospital da cidade vizinha, de Balneário Camboriú.
— Eles me buscaram o mais rápido possível e eu pude ser atendida adequadamente e fazer uma tomografia. Se não fosse o meu esposo, possivelmente eu não estaria aqui. Porque quando se tem um AVC, cada minuto importa — afirmou Jaque, em conversa com o NSC Total.
O episódio de AVC-H foi assustador para a escritora e toda a família
— Foi algo muito profundo e impactante tanto para mim quanto para a minha família. Viver isso me fez enxergar a vida com outros olhos. Senti a finitude da vida — contou a mulher.
Continua depois da publicidade
Noiva de SC que chegou de carro fúnebre no casamento frequentou velórios até marido a notar
Depois de sobreviver ao AVC-H, a catarinense resolveu escrever uma autobiografia contando sua trajetória de vida e todo o seu processo de superação, com as sequelas do episódio.
— Decidi escrever a minha autobiografia, o livro “RENASCI APÓS O AVC-H”, como forma de contar essa história toda, em detalhes, para registrar algo profundo e grave que aconteceu na minha vida. Também para contar essa história mostrando como a encarei e a enxerguei: com muito otimismo, leveza e gratidão— informou a escritora.
Veja imagens da autora e do livro
Depois do episódio, Jaque desenvolveu uma hemianopsia homônima esquerda, perdendo o campo lateral esquerdo de visão dos dois olhos. Entretanto, isso não a impediu.
Continua depois da publicidade
— Em 3 meses e meio o livro estava pronto e publicado. O maior desafio foi a decisão de fazer tudo de forma independente, sem uma editora. Foi um mergulho profundo. Não deixei essa sequela na visão me abalar e fui até o fim. Foi desafiador e ao mesmo tempo foi muito simbólico escrever um livro tendo ficado com uma sequela na visão — revelou Jaque ao NSC Total
Música especial
Sempre em contato com a arte, Jaque deciciu escrever uma música romântica para o marido em 2023, inspirada em conversas dos dois de 2015. Apesar de ter se dedicado a sua primeira canção, a mulher acabou deixando a música “na gaveta”.
Entretanto, depois de passar por essa trajetória de superação e se apaixonar novamente pelo marido, Jaque decidiu dar vida a canção.
Os cães que são guias turísticos em trilha e mantém legado no Oeste de SC
— Depois que sobrevivi ao AVC-H e pude cantar novamente, decidi que deveria celebrar isso com música e colocar no mundo a minha primeira composição, na minha voz e que fiz ao meu esposo, o amor da minha vida, que ajudou a salvar a minha vida.
Continua depois da publicidade
A canção recebeu o nome de “Desperta meu sorriso” e homenageia Iuri. Com uma letra romântica e melodia calma, Jaque reflete sobre a vida e agradece ao parceiro pela segunda chance de viver.
A música foi produzida por Junior Marques e já está disponível em todas as plataformas digitais.
Conheça a música
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link

Leia mais
Lívia Andrade revela compra de hotel na Serra de SC após susto em voo: “Decidi mudar”
Influenciadora catarinense usa humor para falar de maternidade com leveza
                                    
                            
                            



