Três cães e um cavalo foram resgatados do Loteamento Lisboa, em São José, na Grande Florianópolis, após serem encontrados abandonados e acorrentados em terrenos baldios. Ele apresentavam lesões pelo corpo e viviam em condições precárias, sem acesso à água, alimentação e ambiente adequado, segundo investigação policial.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Denúncias de que os animais estavam sendo maltratados pelos tutores e que um cavalo teria ido a óbito recentemente no local por ausência de cuidados foram os estopim para as investigações. Durante as buscas, batizada de “Operação Presente”, a polícia encontrou uma cachorra em péssimas condições de saúde, com dermatite avançada pelo corpo.
De acordo com a equipe policial, a cadela e seu filhote estavam vivendo em ambiente insalubre, sendo resgatadas e encaminhadas para atendimento médico-veterinário a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de São José. Outro cão, que estava abandonado em via pública, também foi resgatado.
Com apoio da Cavalaria da Polícia Militar, um cavalo que estava amarrado foi resgatado em terreno baldio do Loteamento Lisboa, nas mesmas condições precárias, com lesões visíveis pelo corpo.
Continua depois da publicidade
Cachorros desnutridos e com feridas são resgatados após prisão de tutor em SC
Dois homens, tutores dos animais, foram presos em flagrante e devem responder pelo crime de maus-tratos a animais domésticos.
Veja fotos
*Sob supervisão de Éder Kurz.
Leia também
Cão desparecido há quatro dias é resgatado com técnica de escalada em SC
Mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos são resgatados em Itajaí