A cantora Anitta anunciou nessa segunda-feira (16) que está com uma infecção bacteriana severa. O anúncio foi feito depois que ela precisou cancelar mais um show, desta vez no São João de Campina Grande. É o segundo cancelamento que Anitta faz em 2025, o primeiro foi no festival Coachella, nos EUA.

Continua depois da publicidade

— Tem sido um ano desafiador pra mim nesse sentido, dos compromissos, de alguns cancelamentos. Eu tô com uma infecção bacteriana severa, bem complicada, que já estava há alguns dias, mas eu tinha certeza absoluta que até hoje eu estaria bem — disse Anitta.

O que é uma infecção bacteriana

Como o próprio nome diz, uma infecção bacteriana é aquela causada por bactérias. No mundo existem milhares de espécies de bactérias, que são microrganismos vivos, e que podem colonizar seres humanos.

A forma como a pessoa vive, a idade, o fato de ter outras doenças associadas e o histórico vacinal são fatores que influenciam na gravide de uma infecção bacteriana. Conforme o tipo elas podem prejudicar e muito a vida das pessoas, como no caso de Anitta.

Continua depois da publicidade

Como acontece o contágio?

Água contaminada, alimentos contaminados, troca de fluidos e secreções corporais, contato com objetos infectados são as principais formas de contágio que podem causar uma infecção bacteriana.

O fato da pessoa estar com o sistema imunológico fraco também contribui para a maior incidência de infecções deste tipo.

O tratamento é realizado com antibióticos específicos e outros medicamentos que aliviam os sintomas. Quanto mais rápido começar a intervenção, menos chances de uma infecção virar uma sepse.

Continua depois da publicidade

Quais os principais tipos de infecção bacteriana?

Entre os principais tipos de infecção bacteriana estão a pneumonia bacteriana, a infecção urinária, a meningite, o tétano, a disenteria e a gonorreia.

A melhor forma de prevenção é a vacina. Atualmente existem vacinas para vários tipos de bactérias. Higiene pessoal, uso de preservativo e manipular alimentos de forma correta é essencial.

Além disso, é preciso fortalecer o sistema imunológico e também não usar antibióticos sem orientação médica, pois pode provocar o aparecimento de bactérias resistentes.

Continua depois da publicidade

Leia também

Eric Dane: entenda como age a doença do ator de Greys Anatomy e Euphoria

Dor crônica x dor normal: 7 sinais de que a sua dor pode não ser apenas passageira