A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, importação e uso de sorvetes da marca AICE, importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda. A proibição ocorre por conta de falhas consideradas graves na rotulagem dos produtos.
Continua depois da publicidade
A medida tem ação imediata e foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União. A decisão atinge uma linha de gelados comestíveis, como sorvetes e picolés.
A Anvisa identificou no rótulo de produtos a omissão do corante tartrazina, substância artificial que pode causar reações adversas, especialmente em pessoas alérgicas.
Ainda, o produto Berry Chocomax não informava a presença de amendoim, ingrediente que possui alto potencial alergênico.
Os produtos afetados pela suspensão são:
Continua depois da publicidade
- Milk Melon
- Juju Apple
- Frutyroll
- Nanas
- Berry Chocomax
A New Arrival deverá recolher os lotes em circulação no mercado nacional e poderá retomar a venda dos produtos somente depois de regularizar as informações nos rótulos. Segundo a Anvisa, a decisão busca proteger a saúde dos consumidores, especialmente os que têm restrições alimentares severas.
“A rotulagem adequada é essencial para a segurança alimentar. A omissão de ingredientes alergênicos representa risco real à saúde pública”, afirmou a agência em nota.
Até a publicação desta reportagem, a marca AICE não se manifestou sobre o caso.
*Com informações de O Globo e Terra
Leia também
VÍDEO: Homem furta faca e bebidas, sobe em prateleira e causa caos em mercado no Sul de SC
De madeira a carne suína: os produtos de SC mais vendidos aos Estados Unidos
 
				 
                                    