A organização da COP30, que ocorre em Belém, no Pará, afirmou nesta quinta-feira (20) que o incêndio no Pavilhão dos Países na Conferência foi controlado em aproximadamente seis minutos. Apesar de não haver informações sobre feridos, pelo menos 13 pessoas foram atendidas por inalar fumaça. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Três pessoas foram encaminhadas ao Hospital Metropolitano com quadro de intoxicação pela inalação da fumaça. As 13 pessoas atendidas no espaço chamado de Blue Zone, onde o incêndio começou, não foram hospitalizadas, de acordo com a organização do evento.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio. A suspeita inicial é de que as chamas iniciaram em um micro-ondas no Pavilhão da África. Entretanto, as informações ainda são iniciais. Os bombeiros vão fazer uma perícia no local.
Até as 18h, as atividades ainda estavam paralisadas na COP30.
Área de pavilhão dos países
Nesta área, ficam as exposições oficiais das delegações nacionais e internacionais para a COP30. Esses pavilhões ficam um ao lado do outro logo na entrada da Blue Zone, com estandes para debates, mesas temáticas e apresentações de projetos relacionados ao tema da COP30: o clima.
Continua depois da publicidade
No pavilhão, ficam locados observadores, representantes técnicos e instituições parceiras e, ali, funciona como um espaço reservado para que sejam feitas apresentadas estratégias, soluções e iniciativas relacionadas às negociações climáticas.







