Após ser adiado por duas vezes, A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que, enfim, vai ocorrer o primeiro lançamento de um foguete comercial a partir do Brasil. A partida será no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), no Maranhão, e está marcada para às 21h30, no horário de Brasília.

Continua depois da publicidade

O foguete, batizado de Habit-Nano, foi desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace. O lançamento faz parte da Operação Spaceward 2025, que vai levar ao espaço cinco satélites, que vão operar em pesquisas e estudos em diversas áreas.

O lançamento do foguete foi adiado por duas vezes. Estava inicialmente programado para o final de novembro, mas a empresa fabricante informou que precisava fazer ajustes nos sistemas de transmissão da aeronave, e o voo foi remarcado para o dia 17 de dezembro. Na véspera, porém, a Innospace e a FAB informaram que, após testes, detectaram que seria necessário fazer a troca de alguns componentes de resfriamento, e o evento foi reprogramado para essa sexta-feira.

Veja o lançamento do foguete ao vivo

A Innospace transmite o lançamento do primeiro foguete comercial a partir o Brasil ao vivo, pelo canal da empresa no Youtube. A transmissão está prevista para começar às 20h30, e o lançamento da aeronave às 21h30, no horário de Brasília.

Tecnologia catarinense

Dois satélites feitos em Florianópolis estão entre os protagonistas da Operação Spaceward:os nanossatélites FloripaSat-2A e FloripaSat-2B, produzidos pelo SpaceLab, Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), têm como objetivo principal a Validação em Órbita (IOV) de tecnologias nacionais cruciais, como os sistemas de bordo (OBDH), de gestão de energia (EPS) e de comunicação (TT&C).

Continua depois da publicidade

Além de testar a capacidade brasileira de desenvolver módulos espaciais de baixo custo e alta complexidade, a missão é um pilar na formação de engenheiros e cientistas altamente especializados, consolidando Santa Catarina como um polo estratégico na cadeia de suprimentos e inovação do emergente mercado espacial do Brasil.