O fisiculturista Gabriel Borges, de apenas 18 anos, morador de Faxinal dos Guedes, já soma dois títulos no Campeonato Sul-Brasileiro SC Fitness, uma das competições mais reconhecidas do segmento em Santa Catarina. O jovem atleta comemora os resultados e destaca que as conquistas representam seu compromisso pessoal e todo o esforço dedicado ao esporte.
Continua depois da publicidade
Segundo Gabriel, o processo até a competição foi intenso e transformador.
— Viver todo esse processo exige bastante disciplina. Esses últimos quatro meses me ensinaram muita coisa que posso aplicar no meu trabalho e também como pessoa. Entender o lado humano faz toda a diferença, e posso levar isso aos meus alunos — afirma.
A trajetória no esporte começou cedo. Com 15 anos o jovem já fazia dieta e praticava musculação.
— As pessoas, inclusive minha mãe, diziam que eu era disciplinado e diferente. Mas sempre respondi que isso é algo que eu gosto, então não vejo como algo especial. Tento mostrar isso aos meus alunos: treino e dieta não devem ser vistos como algo inacessível ou exclusivo para quem tem disciplina. Todo mundo pode seguir, desde que entenda como isso ajuda na própria vida — explica.
Continua depois da publicidade
Além de atleta, Gabriel também atua como treinador e procura transmitir aos alunos a importância do processo como um todo, e não apenas do resultado final.
— Tanto o protocolo alimentar quanto o treinamento ajudam não só a melhorar o físico, mas também a organização, a disciplina e até a carreira. É preciso olhar para o macro: como isso vai me ajudar a me desenvolver como pessoa? Esse é o ponto essencial. E, com certeza, é uma das chaves para manter um hábito por mais tempo — orienta.
Com dois títulos importantes antes mesmo de completar 20 anos, Gabriel reforça que sua jornada está só começando, guiada por dedicação, constância e a certeza de que o esporte transforma vidas.






