Um mês após o início da campanha de vacinação contra a gripe, apenas um a cada cinco moradores de Blumenau compareceu aos postos de saúde para ser imunizado. Cerca de 127 mil pessoas eram esperadas nessa primeira fase da mobilização, que começou em 7 de abril, mas até agora apenas 26 mil pessoas receberam a dose na cidade. É o que mostram os dados da própria prefeitura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Até sexta-feira (9), a vacina segue disponível apenas para as pessoas dos grupos prioritários. No sábado (10), todos os postos de saúde com sala de imunização abrem as portas para vacinar o público geral, sem restrições. Basta comparecer a uma das unidades entre 8h e 17h. É preciso apresentar documento oficial com foto e a caderneta de vacinação, segundo a prefeitura.

— A vacinação é fundamental para reduzir o número de casos graves, internações e óbitos decorrentes da influenza, especialmente em um período em que outras doenças respiratórias também circulam, com a queda das temperaturas. Afinal, a vacinação é uma medida fundamental de proteção individual e coletiva — defende o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. Ele não causa gripe e pode ser aplicado com outros imunizantes do Calendário Nacional.

Continua depois da publicidade

Como era Blumenau quando a cidade tinha 40 mil moradores

As fotos são da década de 1940 e fazem parte do acerco do Arquivo Histórico de Blumenau