A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza começa a partir desta segunda-feira (7) em Blumenau. Os grupos prioritários, que compõem a população mais vulnerável às complicações da gripe, serão os primeiros a serem vacinados nesta etapa, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Para receber a dose, basta ir em uma unidade de saúde que tenha sala de vacinação ativa com documento de identidade, a caderneta de vacinação e a comprovação de que pertence aos grupos prioritários. O Dia D, sábado de mobilização estadual, está programado para 10 de maio e, depois, o imunizante deverá ser liberado para o restante da população.

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) afirma que todas as unidades de saúde, que têm uma sala de vacina ativa, já estão abastecidas com as doses. A primeira remessa de vacinas, que totaliza 224 mil doses, foi distribuída no dia 26 de março para as 295 cidades catarinenses.

Quem faz parte do grupo prioritário

  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes e puérperas
  • Trabalhadores da saúde, do sistema prisional e dos Correios
  • Indígenas
  • Pessoas com comorbidades (doenças cardíacas, pulmonares, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, obesidade, trissomia do cromossomo 21, entre outras. É necessário apresentar comprovação da comorbidade no momento da vacinação (exames, receitas, relatórios médicos)
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e de carga
  • Forças de segurança e salvamento
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos com medidas socioeducativas

Continua depois da publicidade

Entenda mais sobre a vacinação

— A vacinação é fundamental para reduzir o número de casos graves, internações e óbitos decorrentes da Influenza, especialmente em um período em que outras doenças respiratórias também circulam. Afinal, a vacinação é uma medida fundamental de proteção individual e coletiva — afirma o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

O governo do Estado ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Porém, as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma.

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para casos graves e até morrer por conta da gripe.

Continua depois da publicidade

Leia também

Dois são presos por furto de monumento em Blumenau, mas paradeiro de obra é incerto

Vacinação contra a gripe em SC: veja data de início, grupos prioritários e estratégia para 2025