nsc
    dc

    Eleições 2020

    Aplicativo do TSE recebeu 3,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em SC

    Florianópolis teve o maior número de denúncias, com 289 registros

    16/11/2020 - 14h08

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Eleições
    No dia da votação qualquer tipo de propaganda partidária é proibida
    (Foto: )

    Os catarinenses fizeram 3804 denúncias de propaganda irregular à Justiça Eleitoral durante o primeiro turno das eleições 2020. Os números são referentes aos registros feitos no aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os eleitores ajudem na fiscalização das campanhas.

    > Segundo turno: horário eleitoral no rádio e na televisão recomeça sexta-feira

    Conforme os dados atualizados, todas as 3804 denúncias feitas até este domingo (15) em Santa Catarina foram referentes à propaganda eleitoral. Houve um aumento de 61% no volume de denúncias em relação às eleições de 2018, quando o aplicativo foi lançado pelo TSE.

    Em Santa Catarina, a cidade com mais denúncias registradas foi Florianópolis, com 289 casos. Em segundo lugar ficou Joinville, com 281 denúncias, seguida por Itajaí (274) e Gaspar (160).

    Com o app Pardal os eleitores podem enviar fotos e vídeos de propagandas irregulares para a Justiça Eleitoral. A análise fica por conta dos Tribunais Regionais de cada estado. Neste domingo de eleição, por exemplo, estavam proibidas todas as formas de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas. Também estava proibida a publicação ou impulsionamento de novos conteúdos de campanha nas redes sociais de candidatos.

    Um dos atos proibidos flagrados em Santa Catarina neste domingo (15) fez um candidato a vereador em São Bento do Sul ser detido pela polícia. Ele foi visto arremessando santinhos no chão perto de uma seção eleitoral e acabou levado à delegacia. Segundo dados do Ministério da Justiça, 720 ocorrências de crimes eleitorais foram registradas no domingo no Brasil inteiro, com casos como boca de urna ou compra de votos.

    Leia também

    > Em Xanxerê, cobra aparece em seção e interrompe votação

    > Briga partidária termina em homicídio em Piratuba, no Oeste de SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas