O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou na manhã desta quinta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, um aplicativo para atendimento de pessoas surdas. O “SOS Surdo” permite que as pessoas com deficiência auditiva acionem as equipes de plantão, apresentando as ocorrências em textos e vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Continua depois da publicidade
O lançamento oficial da ferramenta de acionamento de socorro para os surdos foi realizado no Complexo Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés, e integrou a solenidade de aniversário de 93 anos do Corpo de Bombeiros do Estado.
O “SOS Surdo” é gratuito e de uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez, com informações pessoais e endereço. O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário. O aplicativo está disponível para download nos sistemas Android e iOS.
A ferramenta foi elaborada pela Divisão de Tecnologia da Informação do CBMSC. O processo de desenvolvimento começou em uma maratona de programação, em 2016. Como foi criada em software livre, com código aberto, ela também poderá ser usada por outras corporações.
Leia também
Continua depois da publicidade
UFSC oferece aulas gratuitas de yoga para surdos, em Florianópolis
SC começa a testar aplicativo com "botão do pânico" para mulheres vítimas de violência