Como a inteligência artificial pode contribuir para reduzir o consumo de combustível de veículos. Esse foi o tema de um estudo realizado pela engenheira mecatrônica Laura Lozada dos Santos Araújo. Egressa do campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a profissional foi a única mulher a receber o Prêmio Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). A entrega do reconhecimento da 13ª edição ocorreu em um evento, em São Paulo, na última quinta-feira (25).
Continua depois da publicidade
O prêmio, que busca estimular alunos dos cursos de engenharia mecânica na carreira automotiva, considerou Laura um dos destaques deste ano pelo resultado da sua pesquisa de conclusão de curso.
Veja fotos da entrega do prêmio
Pesquisa reconhecida em prêmio
Sob orientação do professor Ricardo José Pfitscher, Laura desenvolveu o trabalho de conclusão de curso (TCC) “Implementação de modelo de aprendizado por reforço em dispositivo móvel para economia de combustível em veículos a combustão”. O estudo propôs um sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) baseado em inteligência artificial (IA), capaz de recomendar, em tempo real, ações de aceleração ou frenagem para reduzir o consumo de combustível.
Ela utilizou como ponto de partida o trabalho de um colega, o também egresso Paulo Henrique Kubiack Gorla. A proposta foi entender como a inteligência artificial poderia ser aplicada em um ambiente real: no caso, um veículo consumindo combustível em um percurso real.
Laura treinou a IA a partir de um trajeto que ela fazia todos os dias com o próprio carro. Depois, embarcou o modelo em um aplicativo de celular.
Continua depois da publicidade
— Fiz todo esse treinamento e desenvolvi um aplicativo que pudesse mostrar em tempo real para o motorista o que ele tinha que fazer para reduzir cada vez mais o gasto de combustível — explicou.
As ações de aceleração e desaceleração do motorista em tempo real, por exemplo, aumentam a eficiência energética. O sistema desenvolvido sugere ao motorista qual ação tomar por trecho, baseado no modelo treinado.
— A ideia inicial é a aplicabilidade em frotas que fazem sempre o mesmo percurso, porque ele é especializado e treinado para um percurso específico — comenta Laura sobre uma das potencialidades do projeto.
Nos testes realizados, a solução apresentou economia entre 7% e 14% no consumo de combustível, mesmo em veículos mais antigos.
Continua depois da publicidade
Prêmio Novos Engenheiros
O prêmio é entregue anualmente durante o Seminário de Manufatura Automotiva e reúne instituições de ensino de referência em engenharia de todo o país. Na 13ª edição, Laura foi a única mulher a receber o reconhecimento e comentou sobre a simbologia do feito.
A egressa destacou que esse fato é particularmente significativo porque seu trabalho está inserido não apenas na engenharia, mas especificamente no setor automotivo, um campo onde, segundo ela, ainda há menos mulheres.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
O que muda com a primeira estação meteorológica em cidade da região da Serra Dona Francisca
Continua depois da publicidade
Freios e acidente: motoristas denunciam precariedade em frota de ônibus de Joinville
Por que prefeitura de Joinville busca doação de prédio sem uso no Centro





