Fim de uma era. A Ford anunciou que encerrou a produção do Focus, um dos modelos clássicos da marca, na última sexta-feira (14), quando o último veículo da série foi produzido na fábrica de Saarlouis, na Alemanha. O carro, que vendeu 12 milhões de unidades em todo o mundo, está no mercado há 27 anos.
Continua depois da publicidade
A expectativa pelo fim da produção do Focus não é recente – existe desde 2022, quando a Ford anunciou os planos para tirar o modelo de linha. A despedida acontece pouco mais de dois anos depois de um outro clássico da marca ter a fabricação encerrada: o Fiesta.
O encerramento da produção do Focus faz parte dos planos da Europa de migração para modelos 100% elétricos ou híbridos. O fim do modelo também deixa dúvidas sobre o futuro da fábrica de Saarlouis, já que não há operações previstas para o local nos próximos meses.

Focus já saiu de linha no Brasil
Apesar do anúncio do fim da produção do Focus na Alemanha – último local que ainda produzia o carro – o modelo já havia saído de linha no Brasil em 2019, quando parou de ser fabricado na Argentina e importado para o nosso país.
Mas, apesar do fim da fabricação na América do Sul, o Focus continuou sendo um carro com boa procura para compra, principalmente por motoristas recém-habilitados que buscavam veículos seminovos ou usados.
Continua depois da publicidade
Ford aposta nos SUVs híbridos
Com o fim da produção do Focus e já sem contar com o Fiesta, a Ford deve apostar no lançamento de modelos SUVs híbridos tanto na Europa quanto na América Latina. A decisão da montadora se baseia em dados do mercado, já que essa categoria está dominando as vendas, especialmente no Brasil.
Um dos lançamentos programados para 2026 é uma versão híbrida do Territory, que deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano que vem.
