Uma redução de 7,9% no preço do querosene de aviação foi anunciada pela Petrobras a partir desta terça-feira (1°). Na prática, a queda representa uma diminuição de R$ 0,31 por litro. O anúncio acontece no mesmo dia em que passa a valer a redução de 4,6% no preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras. As informações são da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Esse tipo de querosene é utilizado como combustível para aviões e helicópteros. O novo preço está 0,2% acima do que era praticado em dezembro de 2024, mas 29,2% abaixo do preço registrado em dezembro de 2022, segundo a Petrobras.
Redução vai baratear as passagens aéreas no Brasil?
O querosene é produzido nas refinarias da Petrobras ou importado de outros países. Neste processo, a estatal vende para as distribuidoras, que são responsáveis pelo transporte do combustível e venda para companhias aéreas e outros consumidores nos aeroportos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclareceu que o atual marco regulatório do setor aéreo, no que diz respeito às tarifas aéreas praticadas, estabelece o regime de liberdade tarifária, instituído pela Lei nº 11.182, de 27/12/2005. Dessa forma, as empresas aéreas têm liberdade para decidir as tarifas de seus serviços de acordo com os fatores de mercado que as envolvem.
Continua depois da publicidade
O NSC Total entrou em contato com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para entender se os preços das passagens aéreas poderiam ficar mais baratos com a redução do preço do litro do querosene. Em resposta, a Abear disse que não comenta o assunto.
Leia também
Aeroporto de Chapecó retoma operações após incidente com avião da Latam
Condenado por estupro foragido há 5 anos é descoberto em lavação de carros em São José



