O calor intenso do fim de semana e segunda-feira, com máximas de até 34°C, antecede temporais em quase toda Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu um alerta para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (14).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os temporais são resultado da soma do calor, umidade vinda da Amazônia e áreas de baixa pressão atmosférica. Em regiões como o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, o risco é alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais. Os acumulados de chuva nestas regiões podem chegar a 100 milímetros.

Para a tarde desta terça (14), ainda há condição para temporais isolados nas regiões da divisa com o Paraná. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.

Veja no mapa:

Defesa Civil emitiu alerta para deslizamentos, alagamentos e outras ocorrências associadas aos temporais (Foto: Defesa Civil, divulgação)

Temporais continuam nos próximos dias

Durante o dia, o tempo continua instável em todo o Estado. A chuva e os temporais começam já na madrugada nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se estendendo para o restante do Estado ao longo do dia, a medida que uma frente fria avança.

Continua depois da publicidade

Os temporais devem ter chuva intensa, vendaval e queda de granizo, em todo o Estado, mas principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul, onde são esperados os maiores volumes acumulados de chuva.

Cidades de SC registram até 39ºC em domingo de calorão; veja temperaturas

O risco é alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 22°C em todo Estado e as máximas ficam abaixo dos 25°C, com exceção do Norte catarinense, onde se aproximam de 30°C.

Feriadão com sol tímido e temporais isolados

Na quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, o tempo segue úmido, com sol tímido, aparecendo apenas em alguns momentos, entre nuvens. As condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na madrugada, e, depois, no final do dia, devido ao calor e a formação de uma nova frente fria, no Rio Grande do Sul.

Entenda como as “árvores líquidas” podem ser uma solução no combate à poluição do ar

O risco para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais segue moderado. À tarde, o vento ganha força, com rajadas podendo chegar a 60 quilômetros por hora. As mínimas variam entre 15°C na Serra e 20°C no restante do Estado. À tarde, as máximas voltam a oscilar em torno dos 30°C na maioria das regiões, com sensação de ar abafado. 

Continua depois da publicidade

Entre quinta (16) e a sexta-feira (17), a frente fria avança que estava se formando no Rio Grande do Sul avança para Santa Catarina, ao mesmo tempo que começa a se afastar para o mar, combinada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. Essa soma de condições mantém a presença de nuvens no Estado, bem como a condição para chuva e temporais, que tendem a ser mais abrangentes na quinta-feira (16), sobretudo do centro ao Sul do Estado novamente.

Leia também

Chuva retorna a Santa Catarina e acumulados podem chegar a 200 milímetros, diz Defesa Civil

Temporada de verão aumenta 14 vezes a população de Balneário Camboriú

Novo prazo para pagar impostos é concedido para catarinenses atingidos por estragos da chuva