O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz para ser o novo ministro da Previdência Social, informou o Palácio do Planalto nesta sexta-feira (2). A decisão do presidente acontece após a demissão de Carlos Lupi depois de desgastes no governo por conta do escândalo da fraude nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com informações do g1.  

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Atualmente, Queiroz é secretário-executivo da Previdência Social. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney, segundo o governo, serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Quem é Wolney Queiroz 

Wolney Queiroz Maciel é natural de Caruaru, Pernambuco, sendo o atual secretário-executivo do Ministério da Previdência, o segundo cargo mais importante do ministério. 

Queiroz exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal por Pernambuco desde 1995 como filiado do PDT, o mesmo partido do qual Lupi é presidente licenciado. Em 2022, ele assumiu a liderança da oposição ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, representando um bloco formado por diversos partidos de esquerda. Ele disputou a reeleição no mesmo ano, mas não obteve êxito.

Continua depois da publicidade

Demissão de Carlos Lupi

A demissão de Carlos Lupi foi anunciada pelo próprio ministro nesta sexta-feira depois da crise ocasionada pela investigação que revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS.

A saída de Carlos Lupi já era vista como certa nos bastidores do Palácio do Planalto. Aliados do PDT teriam recomendado que ele deixasse o governo e voltasse a assumir a presidência do partido, do qual é presidente licenciado, para focar em garantir que o PDT siga como pilar da base do governo.

O esquema se trata de fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS, com cobrança de mensalidades como se esses beneficiários tivessem aderido de forma voluntária a associações, mesmo sem autorizar os descontos. 

Leia mais

Superfederação do PP e União Brasil em SC terá 62 cidades, 604 vereadores e seis deputados

Fernando Collor deixa a prisão e cumprirá pena domiciliar após decisão do STF