Após quase dois anos sem grandes obras, a BRK divulgou que vai retomar na quarta-feira (2) a implantação da rede de esgoto em Blumenau. Desde agosto de 2023, os trabalhos feitos na cidade pela empresa eram de ligações domiciliares e pequenas expansões onde o sistema já estava consolidado.
Continua depois da publicidade
O reinício ocorre três meses depois de a concessionária assinar o quinto aditivo do contrato firmado com o Samae. O documento, inclusive, é alvo de uma CPI recém-aprovada na Câmara de Vereadores.
Conforme a BRK, a retomada será marcada pela ampliação de 1,35 quilômetro de rede coletora de esgoto e de 600 metros de linhas de recalque — tubulações de bombeamento — no bairro Velha. Os trabalhos vão iniciar em frente à residência de número 263, na Rua Governador Jorge Lacerda, e devem durar seis meses.
Os motoristas devem ficar atentos, pois de segunda a sexta-feira haverá interdição parcial. O mesmo pode eventualmente ocorrer aos sábados, segundo a empresa.
A obra vai ocorrer na pista sentido bairro-Centro e seguirá até a Rua Gustavo Benner (veja fotos abaixo). Na segunda etapa, os serviços serão da Rua João Eduardo Seibt até a Rua Gustavo Benner. Os trabalhos na região finalizarão com obras nas ruas transversais Gustavo Benner e Francisca Schweigert Herzog. A BRK informou que, além das redes e linhas de recalque, também será implantada uma Estação Elevatória de Esgoto na Rua Francisca Schweigert Herzog.
Continua depois da publicidade
Francisco Wessner, gerente Operacional da BRK em Blumenau, explica que, com a implantação da rede coletora nessa região da Velha, 380 imóveis e 1,3 mil moradores e comerciantes serão atendidos.
— Com esta conexão, o efluente gerado por estes clientes irá corresponder a 75 mil litros de esgoto bruto sendo encaminhados diariamente para a Estação de Tratamento Fortaleza — pontua.
Atualmente, cerca de 49% da população de Blumenau é atendida com serviços de esgoto.
Leia também
CPI para investigar contrato do esgoto em Blumenau é oficialmente instaurada
BRK e Samae assinam 5º aditivo e prorrogam contrato do esgoto em Blumenau até 2064; entenda
 
				 
                                     
                            
                            


